Polícia

Quem é o suspeito de matar o dentista Rafael Caranhato em SC

Ele tem 22 anos e passou por audiência de custódia no sábado (17). O jovem teve a prisão convertida em preventiva e está preso em Rio do Sul

Quem é o suspeito de matar o dentista Rafael Caranhato em SC Leonardo Proencio suspeito de matar Rafael Caranhato - Foto: Arquivo pessoal/Reprodução

 

O suspeito de matar o cirurgião dentista Rafael Caranhato, de 24 anos, se chama Leonardo Proencio. De acordo com a Polícia Militar, ele tem 22 anos, tem passagens por ameaça, invasão de domicílio e outros crimes. O jovem também tem duas condenações de lesão corporal. O crime de latrocínio aconteceu em Fraiburgo, no Meio-Oeste de Santa Catarina, na sexta-feira (16).

Leonardo se descreve nas redes sociais como torcedor do Flamengo, solteiro e um jovem de poucos amigos. Em uma das poucas fotos no Instagram ele escreve: “Quem vê assim nem imagina”. Já em outra: “Cada vez mais forte. Cada vez com mais raiva”.

Proencio participou de audiência de custódia ao meio-dia deste sábado (17). O juiz confirmou que a detenção em flagrante ocorreu de acordo com a legalidade e converteu a prisão em preventiva. O jovem é acusado de latrocínio — matar para roubar — e está no Presídio Regional de Rio do Sul, onde deve ser mantido até a sentença final.

A advogada de defesa, Geneci dos Santos, afirmou ao ND+ que o suspeito nada comentou sobre o crime. A defesa requereu a liberdade provisória de Leonardo. Já o Ministério Público Estadual pediu a homologação da prisão em flagrante tendo em vista as condições do crime.

 

Crime brutal

Rafael Caranhato foi encontrado morto na manhã de sexta-feira (16), após colegas de trabalho suspeitarem a ausência do profissional no trabalho. “Uma mulher que trabalhava com ele sentiu falta, pois ele sempre foi muito pontual, inclusive tinha clientes para atender nesta manhã”, contou o tenente da Polícia Militar, Marcos Evandro Tarniovicz.

Assim que acionada, por volta das 10h40, a Polícia Militar esteve no apartamento localizado na área central e entrou no local com a ajuda de um chaveiro. “Nos deparamos com várias marcas de sangue nas paredes, no chão, no disjuntor e o corpo do dentista sem os sinais vitais, enrolado em um cobertor no chão”, detalhou.

As polícias Civil e Científica conseguiram acesso às imagens de câmeras de monitoramento que mostram Rafael entrando no apartamento acompanhado de Leonardo Proêncio, por volta das 22h40. Horas antes, segundo testemunhas, os dois foram vistos em uma lanchonete próxima do edifício. O dentista teria saído do trabalho por volta das 20h.

Entre às 3h30 e 4h00 de sexta-feira, Proêncio foi visto nas câmeras retirando do apartamento pertences de Rafael, como playstation, televisão, roupas e outros objetos. “Ocorreram vários acionamentos da iluminação nesse horário que ele estava puxando os pertences”, ressaltou Tarniovicz.

Já às 7h20, esse suspeito deixou o local no carro da vítima, um Fiat/Palio, assim que outros moradores abriram o portão da garagem, visto que ele não tinha o controle de acesso. Conforme a polícia, o homem teria aproveitado para fugir no momento em que um morador estava de saída do prédio.

Vizinhos de Caranhato relataram terem escutado barulhos suspeitos na noite anterior vindos de seu apartamento. A casa estava toda bagunçada e havia restos de lanches e um refrigerante.

 

Prisão e dedo amputado

Leonaro foi preso no fim da manhã de sexta-feira, por volta das 11h45, após a Polícia Militar obter informações de que o carro da vítima teria passado pela cidade de Rio do Sul/SC, a cerca de 160 km de Fraiburgo. Às 12h30, o automóvel foi parado e o motorista preso no trevo de acesso de Ibirama.

De acordo com a polícia, o rapaz estava com o carro de Rafael e os pertences roubados. No veículo ainda foram encontrados o aparelho celular da vítima, R$ 6 mil e o dedo indicador esquerdo do dentista que, segundo o suspeito, foi usado para fazer saques de dinheiro em caixas eletrônicos.

O homem ainda revelou que usou um canivete para cortar o dedo e tinha a intenção de realizar novos saques ao longo do dia. No carro também havia marcas de sangue, que serão periciadas pela Polícia Científica.

O suspeito já tem passagens pela polícia por ameaça, invasão de domicílio e outros crimes, inclusive, tinha um mandado de prisão em aberto. Ele nasceu em Fraiburgo, mas morava em Rio do Sul.

 

Investigação

Wanderson da Silveira, delegado da Polícia Civil, informou à Rádio Fraiburgo que a motivação do crime está sendo investigada, no entanto, o caso é tratado como latrocínio — matar para roubar.

Ao “O Globo”, o delegado contou que os dois seriam amigos. “Parece que eles eram amigos. Ele teria passado a noite na casa do Rafael e eles, inclusive, pediram comida”, conta o delegado.

 

Amigos pedem justiça

Amigos e familiares pedem que seja feita justiça no caso. Caranhoto era natural de Maximiliano de Almeida/RS, mas atuava como cirurgião dentista em Fraiburgo. Ele se formou em Odontologia em janeiro de 2020, na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, em Erechim/RS.

Em suas redes sociais, Caranhoto se mostrava um jovem de muitos amigos, vaidoso e apaixonado por música. Entre os hobbies estava cantar e tocar violão. No Instagram gostava de compartilhar vídeos cantando. Uma das publicações soma quase 20 mil visualizações. 

 

Por Willian Ricardo/nd+ Chapecó 

 

 

 

 

Outras Notícias