Polícia

PM de Santa Catarina tem novo comandante-geral

Coronel Aurélio José Pelozato da Rosa assumiu o comando da PMSC em substituição ao coronel Marcelo Pontes

PM de Santa Catarina tem novo comandante-geral Foto: PMSC/Reprodução

 

A passagem do comando-geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) ocorreu nesta segunda-feira (2).  A solenidade foi realizada na sede da Academia de Polícia Militar da Trindade (APMT) e contou com a presença do recém-empossado governador Jorginho Mello (PL), entre outras autoridades civis e militares.

 

A solenidade foi realizada na sede da APMT (Academia de Polícia Militar da Trindade). - Lucas Leal/Divulgação/ND

Foto: Lucas Leal/Divulgação

Na oportunidade, o coronel Aurélio José Pelozato da Rosa assumiu o comando da PMSC em substituição ao coronel Marcelo Pontes, que deixou o comando-geral.

O coronel Marcelo Pontes foi empossado comandante-geral da corporação em 20 de dezembro de 2021, pelo ex-governador Carlos Moisés da Silva. Em discurso, nesta segunda, agradeceu a todos que o ajudaram durante o período em que esteve à frente da corporação e deixou uma mensagem importante à toda sociedade catarinense. “A sociedade precisa valorizar isso, valorizar aqueles que colocam em risco a sua vida em prol de defender a vida de outros”, ressalta.

Pontes se despede da corporação e assina na mesma solenidade seu pedido de reserva remunerada. Na ocasião, foi agraciado com as medalhas Corpo de Tropa, Lealdade e Constância e a Comenda Barriga Verde.

 

Na ocasião, Pontes foi agraciado com as medalhas Corpo de Tropa, Lealdade e Constância e a Comenda Barriga Verde. – Foto: PMSC/Divulgação/ND

Foto: PMSC/Reprodução

 

O novo comandante-geral

O coronel Aurélio José Pelozato da Rosa nasceu na região da Serra catarinense e ascendeu ao posto de coronal da PMSC em 5 de maio de 2019. Pelozato iniciou a carreira miliar em 1988 e concluiu o curso de formação de oficiais em 1992, quando foi declarado aspirante a oficial.

Além dos cursos de formação, aperfeiçoamento de oficiais, e superior de Polícia Militar, realizados na Academia de Polícia Militar da Trindade, José Pelozato possui o curso de Engenharia de Informação e Mandarim, realizado na Universidade do Exército de Libertação Popular da República Democrática da China.

 

O coronel Aurélio José Pelozato da Rosa nasceu na região da Serra catarinense, ascendeu ao posto de coronal da PMSC em 5 de maio de 2019. – Foto: PMSC/Divulgação/ND

Foto: PMSC/Reprodução

 

O novo comandante-geral da PMSC também possui em seu currículo o curso de especialização em altos estudos de política e estratégia. Possui também o curso Superior de Defesa, realizado na Escola Superior de Guerra do Ministério da Defesa, no Rio de Janeiro.

Em sua carreira militar, Pelozato foi agraciado com diversas condecorações, dentre as quais se destacam o Brasão de Mérito de 3ª, 2ª e 1ª categoria, a Medalha Mérito Policial e a Medalha Tiradentes.

 

Por nd+

Outras Notícias