Polícia

Operação da Polícia Federal mira fraudes no auxílio emergencial em Ituporanga e outras duas cidades de SC

Operação da Polícia Federal mira fraudes no auxílio emergencial em Ituporanga e outras duas cidades de SC Imagem Ilustrativa (Reprodução Internet)

 

A Operação Animus Fraudandi, da Polícia Federal, cumpriu na manhã desta quinta-feira (22) quatro mandados de busca e apreensão nas cidades de Balneário Camboriú, Blumenau e Ituporanga. Os alvos são suspeitos de integrarem um esquema nacional de fraude ao auxílio emergencial. Ao todo, 29 mandados de busca e quatro mandados de sequestro de bens foram expedidos para os estados da Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Santa Catarina.

A PF mira em organizações criminosas que atuam em fraudes massivas contra o auxílio emergencial. O nome da operação, em latim, significa “intenção de fraudar”.

Por enquanto, ainda não foram divulgados detalhes sobre a maneira como agiram os suspeitos e quanto pode ter sido desviado pelo grupo. A coluna apurou que os quatro endereços visitados pelos policiais nesta manhã em SC são residenciais.

Os relatos de fraudes no auxílio emergencial ocorreram com frequência desde o ano passado, quando as parcelas começaram a ser pagas pelo governo federal. Até dados de famosos foram usados para obter o benefício irregularmente – na lista dos CPFs utilizados estão desde o empresário Luciano Hang, até o filho do apresentador do Jornal Nacional, William Bonner.

O governo divulgou ter conseguido reter mais de R$ 7 bilhões com o cancelamento de benefícios que foram identificados como fraudulentos ou indevidos, com auxílio da Controladoria Geral da União (CGU).

Só a PF deflagrou 114 operações para combater as fraudes ao auxílio emergencial desde o ano passado. Mais de 50 pessoas foram presas.

Outras Notícias