Geral

Santa Catarina tem pelo menos 222 cidades afetadas pela estiagem

Boletim hídrico do Estado fez um levantamento em 270 municípios.

Santa Catarina tem pelo menos 222 cidades afetadas pela estiagem Foto: José Dias / Casan

A falta de chuva em Santa Catarina tem causado impacto no abastecimento. Um boletim divulgado pelo Governo do Estado aponta que pelo menos 222 cidades apresentam problemas devido à situação de estiagem prolongada. O estudo fez um levantamento em 270 municípios catarinenses.

O Boletim Hidrometeorológico Integrado também revela as condições do abastecimento urbano em cada cidade. Conforme os dados da última quinzena, Santa Catarina tem 50% das cidades em estado de atenção, 21% em alerta e 11% crítico. Trinta município estão com a situação preocupante, muitos deles já realizando a captação de água em manancial auxiliar.

O levantamento também analisa a distribuição da chuva no estado e traz a previsão para os próximos 15 dias. Não há prognóstico de chuva suficiente para normalizar o abastecimento a curto prazo, conforme o boletim. Sendo assim, a estiagem prolongada deve continuar em Santa Catarina.

A gerente de Fiscalização da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc), Luiza Burgardt, lembra que Santa Catarina está há quase um ano com precipitações abaixo da média.

- É por isso que todos os órgãos envolvidos neste Boletim Integrado, junto com os prestadores de serviços, estão alinhados com um único objetivo: mitigar esses impactos no abastecimento público. Ainda mais em tempos de pandemia, onde a água está sendo um importante aliado para o combate ao novo coronavírus - explica.

Responsáveis pelo boletim, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) e Defesa Civil de Santa Catarina reforçam a importância do uso consciente da água, para diminuir o consumo e garantir o abastecimento para todos os catarinenses.

 

Por Lariane Cagnini

DC / NSC Total

Outras Notícias