Geral

Registro de geada e temperaturas negativas na Serra

Registro de geada e temperaturas negativas na Serra Foto: São Joaquim Online/ Climaterra/Divulgação

 

A massa de ar polar que entrou no Sul do Brasil derrubou as temperaturas em Santa Catarina. A madrugada desta terça-feira (7) foi fria em cidades da Serra Catarinense. Em Painel e Bom Jardim da Serra, os termômetros marcaram -3,8°C. Em São Joaquim -3,1°C, Urupema -2,9°C e em Urubici -1,8°C, segundo informações da Epagri/Ciram e do Climaterra.

Houve registro de geada forte no interior de São Joaquim. De acordo com o engenheiro agrônomo, Ronaldo Coutinho, esta é a sexta geada neste mês. Já foram 70 geadas somente em 2018. Nesta terça-feira (7) foi o terceiro dia seguido com temperaturas negativas no topo da Serra. Coutinho explica que 2016 foram 5 dias seguidos com ocorrência de geada no mês de agosto.

De acordo com meteorologistas, durante a tarde a temperatura sobe gradativamente e fica amena. A tendência é que o sol apareça em quase todas as regiões do Estado.

Para a quarta-feira (08), há possibilidade de chuva no Oeste e Meio Oeste chuva no decorrer do dia, começando pela manhã, devido à chegada uma nova frente fria. Nas demais regiões sol com aumento da nebulosidade durante a tarde, com chuva no Litoral Sul e na Serra Catarinense. Temperatura mais elevada especialmente no Litoral e Vale do Itajaí, declinando à noite do Oeste ao Sul do Estado.

A quinta-feira (09) será de sol entre nuvens, principalmente pela manhã, devido ao afastamento da frente fria de SC. Temperatura em declínio com o avanço de uma nova massa de ar frio para o Sul do Brasil. Temperatura em declínio com o avanço de uma nova massa de ar frio para o Sul do Brasil.

Sexta-feira é de tempo ensolarado em todas as regiões de Santa Catarina. Temperatura com pouca elevação no decorrer do dia e muito baixa na madrugada e amanhecer. Temperaturas mínimas próximas e abaixo de zero nas áreas mais altas do Estado. Há previsão de geada em municípios de áreas altas como cidades da Serra, devido à massa de ar frio no Sul do Brasil.

Mínimas inferiores a 2°C registradas

-3,8 °C em Painel/F.Keiser e G.Hugen
-3,8°C em BomJardim/F.keiser
-3,1 °C em São Joaquim/F.Keiser 
-2,9°C em Urupema*
-1,8°C em Urubici*
-0,9°C em Caçador*
-0,2°C em Curitibanos/UFSC
0,0 °C em Ibiam*
0,0°C em Fraiburgo*
0,1°C em Frei Rogério*
0,3°C em Lebon Régis*
0,5°C em Videira*
0,6°C em Rio das Antas*
0,9°C em Rio Rufino*
1,1°C em Vargem*
1,3°C em Santa Cecília*
1,4°C em Maravilha*
1,7 °C em Ponte Alta do Norte*

*Epagri

5,0°C Florianópolis*

 

Por Patrícia Vieira

Correio Lageano

Outras Notícias