Geral

Pix começa operar nesta segunda-feira (16)

Febraban afirma que o sistema é seguro e pede atenção do usuário ao fazer operações.

Pix começa operar nesta segunda-feira (16) Sistema opera transações em 10 segundos (Foto: Divulgação)

O novo sistema de pagamentos e transferências instantâneas do Banco Central, o Pix, entra em pleno funcionamento na próxima segunda-feira (16). O sistema é gratuito para pessoas físicas e está em fase de testes desde o mês passado, quando começou o cadastramento de chaves digitais, necessárias para enviar ou receber recursos em bancos. O sistema é seguro, mas exige atenção do usuário, conforme a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). 

O Pix funciona de forma semelhante às transferências DOC e TED, com a vantagem de permitir um acesso mais simples. 

- A principal vantagem do Pix é que o pagador pode executar uma transferência 24 horas por dia, sete dias por semana. Pra quem está recebendo, essa vai ser uma transação feita em até 10 segundos, mesmo uma transação feita num fim de semana, você vai ter a disponbilidade de receber aquele dinheiro na sua conta imediatamente - explicou Leandro Vilain, diretor executivo de inovação, produtos e serviços bancários da Febraban.

Leandro Vilain enfatiza que o sistema é seguro, mas é fundamental que o usuário fique atento e só forneça seus dados ao usar o aplicativo do seu banco. 

- O Pix é seguro mas é sempre importante lembrar para você verificar exatamente a transação que está sendo feita. Confira adequadamente sempre os dados de quem está recebendo e sempre utilize o aplicativo do banco para fazer todo seu cadastramento, não fornecendo suas senhas, não clicando em emails desconhecidos - alertou.  

Até 28 de fevereiro de 2021, as transações poderão ser de até 50% dos atuais limites da conta do cliente, em dias úteis, entre 6h e 20h.

Nos fins de semana, feriados e entre 20h e 6h serão aplicadas as regras definidas pelo Banco Central quanto aos limites de transação.

- Sempre vale aquela recomendação de não clicar em e-mails desconhecidos, não clicar em sms que vc receba no seu celular, não ceder a sua senha para desconhecidos ou qualquer outro aplicativo que não seja estritamente para você entrar no aplicativo do seu banco - disse.  

- O cadastramento das chaves, que já começou em 5 de outubro, é um procedimento que facilita o recebimento dos recursos. Ao invés de o cliente ter que infomar para quem está pagando todos os seus dados bancários, como nome, CPF, banco, agência e conta, ele tem a possibilidade de cadastrar uma chave de endereçamento no seu banco, que pode ser o CPF, o número do celular, ou email - detalhou. 

 

Por Juliana Gomes

CBN / NSC Total

Outras Notícias