Neve cai pela primeira vez no inverno de 2022 em SC

Fenômeno foi registrado em São Joaquim na noite desta quinta-feira (18).

Enviar no WhatsApp
Neve cai pela primeira vez no inverno de 2022 em SC

ilustração

 

A neve caiu pela primeira vez no inverno de 2022 em Santa Catarina na noite desta quinta-feira (18). O fenômeno foi registrado em São Joaquim, na Serra catarinense, segundo a equipe de meteorologia da Defesa Civil. Apesar de ser a primeira vez que a neve é vista no estado no inverno, ela já havia caído no outono, em maio, na mesma região.

Segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), responsável por monitorar as condições climáticas no Estado, os termômetros marcavam 0,66°C no município às 20h.

A administração de São Joaquim cancelou as aulas nas escolas municipais nesta sexta-feira (19) por causa do frio.

Na mesma região, mas em Bom Jardim da Serra, houve chuva congelada, segundo a Defesa Civil.

Em Urupema, também na Serra, houve o registro de sincelo. Trata-se de um fenômeno associado a dias com nevoeiro, quando a temperatura varia de -2°C a -8°C. Ele resulta do congelamento das gotículas de água ao tocar a superfície, formando cristais de gelo. É mais fino do que a geada.

 

Ainda há chance de neve e chuva congelada na Serra na manhã desta sexta

"Pelo radar meteorológico, a instabilidade está bem fraca na região. Devemos ter registro de neve fraca somente, a não ser que a instabilidade aumente", explicou o meteorologista da Defesa Civil, Felipe Theodorovitz.

Segundo a Defesa Civil, o fenômeno precisa estar aliado a tempo instável e temperaturas baixas. Com essa combinação, a umidade pode ser transformada em flocos de neve.

Uma massa de ar de origem polar passa por Santa Catarina, conforme a Defesa Civil, o que intensificou o frio no estado, especialmente na Serra e nas partes mais altas do Oeste, Norte e Vale do Itajaí.

 

Previsão do tempo (Acompanhe por regiões, no mapa)

Na Serra, há previsão de geada ampla e temperaturas próximas de 0°C no amanhecer de sexta (19) e sábado (20). Nas áreas mais altas da Serra, as mínimas podem atingir -8°C.

Também pode haver congelamento de pistas no amanhecer de sexta e sábado.

Até domingo (21), o frio intenso deve continuar nas noites e manhã em Santa Catarina. Na faixa mais ao Leste do estado, porém, ele deve ser menos forte.

 

Alerta

Com as temperaturas baixas, a Defesa Civil alerta para hipotermia e agravamento de doenças cardíacas e respiratórias.

 

Confira abaixo orientações do órgão para evitar maiores problemas com o frio intenso:

- Tenha atenção com a população mais vulnerável: as crianças, os idosos, os doentes e pessoas em situação de rua;

- Abrigue animais domésticos nas noites mais frias;

- Beba bastante água e se agasalhe bem;

- Evite locais fechados e com aglomeração e mantenha as mãos higienizadas.

 

Por Joana Caldas e Sofia Mayer,/g1SC

Outras Notícias

PUBLICIDADE

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Confira nossa Política de privacidade e nosso Termo de uso.

Concordo