Geral

Municípios afetados pela estiagem vão receber verba para locar caminhões-pipa em SC, diz Defesa Civil

Oeste catarinense e Vale do Itajaí são as regiões mais afetadas pela estiagem em SC.

Municípios afetados pela estiagem vão receber verba para locar caminhões-pipa em SC, diz Defesa Civil Foto: Paulo Dall Bello/NSC TV

Os municípios catarinenses mais afetados pela estiagem das últimas semanas vão receber verba para locação de caminhões-pipa, anunciou o chefe da Defesa Civil de Santa Catarina, João Batista Cordeiro Júnior, no final da tarde desta quinta-feira (7).

Em pronunciamento do governo estadual, declarou que será disponibilizado recurso de R$ 9,5 mil por mês para cada 20 mil habitantes, além de cestas básicas para a população rural nas cidades mais atingidas pela falta de abastecimento nos rios.

As regiões mais afetadas pela estiagem são o Oeste e o Vale do Itajaí, onde agricultores têm perdas na safra.

- Estamos também em tratativas com diversos órgãos do Estado, um deles é a Secretaria de Estado da Agricultura, e está podendo disponibilizar um recurso para a perfuração de poços, também para o enfrentamento dessa situação.

Ao falar sobre as ações do Estado para auxílio dos municípios, Batista disse 52 municípios declararam situação de emergência por falta de água em Santa Catarina. Segundo o chefe da Defesa Civil, o recurso para a locação dos caminhões é da Secretaria Nacional de Defesa Civil e os municípios que têm interesse precisam declarar a situação ao Estado e fazer o plano de trabalho para acessar a verba da União.

 

Por Clarissa Battistella

DC / NSC Total

Outras Notícias