Merenda escolar volta a ser distribuída aos alunos da rede pública de SC, após quatro meses suspensa

Entrega inicia por cidades do Oeste e do Vale do Itajaí e se estende até o início de 2021.

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Merenda escolar volta a ser distribuída aos alunos da rede pública de SC, após quatro meses suspensa

Kits de alimentos são entregues aos alunos da rede de ensino estadual (Foto: Diórgenes Pandini)

 

Há quatro meses sem receber os kits de alimentação que correspondem à merenda escolar, milhares de crianças matriculadas na rede pública de Santa Catarina terão de volta as refeições, que para muitas é a principal do dia, fornecidas pelo Estado. As entregas serão retomadas nesta quinta-feira (10) em alguns municípios, segundo calendário divulgado pela Secretaria de Estado de Educação (SED).

Cada aluno poderá retirar cinco kits de alimentos, que serão distribuídos aos poucos, conforme estabelece o calendário do Estado. As primeiras entregas ocorrem em cidades do Oeste e do Vale do Itajaí. A distribuição de todos os kits deve ser concluída até fevereiro de 2021.

Os cronogramas, segundo a Secretaria de Educação, são definidos em conjunto pela escola e a Coordenadoria Regional de Educação e têm datas diferentes devido à logística de distribuição dos alimentos. O calendário será atualizado diariamente no site da SED, para que as famílias acompanhem as datas e se programem para a retirada.

Além do calendário, algumas escolas vão adotar outros canais de comunicação, como WhatsApp, página nas mídias sociais e telefone, para informar as famílias sobre as datas de retirada do alimento escolar, para garantir que nenhuma criança continue sem merenda. 

Entrega dos kits ocorre em escolas-polo

O kit é formado por produtos da agricultura familiar e terá 548 pontos de retirada em locais chamados de escolas-polo. Em algumas regiões, conforme a logística e disponibilidade das empresas, os alunos receberão mais um kit com produtos adquiridos a partir de um processo licitatório, finalizado em 4 de dezembro.

O que é necessário para retirar o kit

Para fazer a retirada do kit nas escolas, os alunos ou responsáveis deverão levar a carteirinha de estudante ou acessar no smartphone o aplicativo Estudante On-line, com o código (QR code) aberto. A equipe de distribuição usará tablets e smartphones para registrar a entrega, sistema implantado para agilizar o atendimento e ampliar os cuidados em relação à prevenção à Covid-19.

Para famílias sem a carteirinha do estudante, a escola disponibilizará o número de matrícula e solicitará a assinatura do familiar para um protocolo de recebimento. Os responsáveis pelo aluno devem fazer a retirada do kit nas datas propostas pela unidade escolar.

Dúvidas

Em caso de dúvidas sobre o cronograma ou a forma de retirada, o aluno ou o responsável podem ligar para o telefone 0800 644 7890 para buscar orientações com a equipe das coordenadorias regionais no horário entre 12h30 e 19h.

 

Por Clarissa Battistella

DC / NSC Total

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