Geral

Justiça determina prisão de ex-deputado João Pizzolatti por descumprir medida cautelar ao dirigir sem CNH

Político está com habilitação suspensa e foi flagrado ao volante no dia 29 de abril em Rio dos Cedros.

Justiça determina prisão de ex-deputado João Pizzolatti por descumprir medida cautelar ao dirigir sem CNH João Alberto Pizzolatti Júnior — Foto: Valéria Oliveira/ G1 RR

 

A 1ª Vara Criminal de Blumenau determinou a prisão preventiva do ex-deputado João Pizzolatti nesta quinta-feira (9). Na quarta-feira (8), a 1ª Promotoria de Justiça de Blumenau havia solicitado a prisão pelo político ter descumprido uma medida cautelar ao dirigir com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa.

A reportagem não conseguiu contato com a atual defesa de Pizzolatti até a publicação desta notícia. Até a última atualização da reportagem, ele não havia dado entrada no sistema prisional catarinense.

A promotoria argumentou no pedido de prisão que o acidente causado por Pizzolatti foi grave e que, se a suspensão da CNH não foi suficiente para que ele não dirigisse mais, somente a prisão pode impedir que a infração se repita.

Multa

Em 29 de abril, João Pizzolatti recebeu uma multa, considerada gravíssima, por dirigir sem CNH. Ele foi flagrado ao volante por policiais militares em Rio dos Cedros, no Vale do Itajaí.

Sobre a multa, a defesa afirmou que o ex-deputado estava com a esposa e a filha de 1 ano no carro. A menina teria começado a chorar e Pizzolatti assumiu a direção do veículo por alguns minutos enquanto a mulher cuidava da criança.

O ex-deputado teve a CNH suspensa em junho de 2018. Ele responde a processo judicial relacionado a um acidente de trânsito de dezembro de 2017 em que ele admitiu estar embriagado. Um homem ficou gravemente ferido na época.

Acidente e processo

Em dezembro de 2017, o carro dirigido por Pizzolatti invadiu a pista contrária na SC-421 em Blumenau e atingiu dois automóveis. Na época, ele admitiu que estava bêbado. Um homem ficou gravemente ferido e precisou fazer 11 cirurgias, após ter sofrido fraturas e queimaduras de segundo e terceiro graus.

Pizzolatti responde ao processo em liberdade. Ele é acusado de tentativa de homicídio qualificado e embriaguez ao volante.

Mesmo depois de ter a carteira suspensa, o carro de Pizzolatti foi flagrado em Timbó, também no Vale do Itajaí. No ano passado, as multas do ex-deputado somaram 29 pontos, mais do que o limite permitido. Uma por dirigir falando ao celular e as outras cinco por estar acima da velocidade. A próxima audiência do processo está marcada para o dia 17 de junho.

 

Por G1SC

Outras Notícias