Geral

Juliana Maciel é eleita prefeita de Canoinhas

Juliana Maciel é eleita prefeita de Canoinhas Foto: Facebook/Reprodução

 

Juliana Maciel (PSDB) está eleita como prefeita de Canoinhas. Com cerca de 97% das urnas apuradas, ela atingiu 12.042 votos, o que significa 37%. O segundo colocado foi Wilson Pereira (MDB), com 10.298 votos (32%). 

Juliana Maciel é professora universitária, advogada e, atualmente, vereadora de Canoinhas. Entre as pautas defendidas estão projetos relacionados aos autistas, qualificação e geração de emprego para os jovens. Seu vice é Marcos Homer (Podemos).

A eleição para o Executivo municipal aconteceu pois tanto o prefeito quanto o vice, eleitos em 2020, deixaram o cargo após uma operação que investiga casos de corrupção. Beto Passos (PSD) e Renato Pike (sem partido), foram presos em março deste ano.

Além de Juliana e Wilson, também concorreram ao cargo Andrey Watzko (PT), que somou 2.913 (9%) votos e Willian Godoy (PSD), com 6.553 votos (20%), que era presidente da Câmara de Vereadores e, desde as prisões, assumiu o cargo de prefeito em exercício.

Por que Canoinhas teve uma nova eleição?

Canoinhas realizou uma nova eleição para a prefeitura pois tanto o prefeito quanto o vice eleitos em 2020 estão presos. Beto Passos (PSD) e Renato Pike (sem partido) foram presos em março deste ano, numa operação que investiga fraudes e corrupção em serviços prestados ao poder público.

No dia 5 de abril, a Câmara de Vereadores confirmou ter recebido pedidos de impeachment contra o prefeito e o vice. Horas antes da votação, Beto Passos renunciou ao cargo, já Renato Pike teve o mandato extinto pelos vereadores.

 

Por Lucas Koehler

AN / NSC Total

 

 

Outras Notícias