Geral

Estado vai recuperar totalmente a barragem Norte, em José Boiteux, com dinheiro da União

Estado vai recuperar totalmente a barragem Norte, em José Boiteux, com dinheiro da União

A União vai repassar ao governo do Estado aproximadamente R$ 21 milhões para a total recuperação da barragem Norte, no município de José Boiteux. A informação foi confirmada na noite de quinta-feira pelo secretário de Estado de Defesa Civil, João Batista Cordeiro Filho, em reunião na Associação Empresarial de Blumenau (Acib).

O dinheiro será usado para construir o canal extravasor, trocar todos os equipamentos necessários à operação da barragem que foram destruídos, conter uma erosão que há na margem do Rio Hercílio um pouco abaixo da barragem e colocar cercas para garantir segurança à operação da estrutura.

Cordeiro Filho diz que o estado já investiu nos termos de referência para lançar as licitações e nos projetos executivos. De imediato devem ser liberados R$ 6 milhões para o início das obras. O restante será empenhado e estará garantido para liberação ao longo do próximo ano.

A estimativa do secretário é que as obras durem cerca de um ano e meio depois do início dos trabalhos. Com isso é possível prever que a barragem Norte esteja completamente recuperada em 2021.

A barragem foi depredada pela comunidade indígena em 2014. Boa parte dos índios que vive na região é atingida pelo lago que se forma com o reservatório da barragem quando há muita chuva. Há anos eles lutam para que um estudo de impacto ambiental e social seja feito no local, o que orientaria o governo a tomar medidas para diminuir o impacto na comunidade indígena.

Esse estudo será agora contratado pelo governo estadual. Em maio representantes da Defesa Civil estiveram no local e conversaram com as lideranças dos índios. Eles conseguiram fazer um teste com um equipamento alternativo e constataram que, se for necessário, é possível operar a barragem de forma precária em caso de chuva forte, o que dá um certo alívio á comunidade do Vale do Itajaí. A solução definitiva virá com as obras que devem começar ainda neste ano.

Por Demais FM

Outras Notícias