Geral

Em cinco dias, cidades de SC registram volume de chuva esperado para um mês

Rio do Sul registrou volume pluviométrico de 152,4 mm, acima da média histórica de setembro para a região.

Em cinco dias, cidades de SC registram volume de chuva esperado para um mês Alagamento em Rio do Sul (Foto: Eduardo Cristofoli / NSC TV)

 

Os últimos dias foram de chuva intensa em Santa Catarina. Considerando desde o dia 31 de agosto até a manhã desta terça-feira, o município de Rio do Sul registrou volume pluviométrico de 152,4 mm, acima da média histórica do mês de setembro para a região do Vale do Itajaí — que é de 130 mm. As informações são da Epagri/Ciram, órgão estadual de monitoramento do tempo e do clima.

A expectativa pluviométrica para setembro no Vale do Itajaí é semelhante à da Serra, onde Lages teve 143,8 mm. Outras regiões que também tiveram municípios com volume acima da média histórica foram o Litoral, onde Timbé do Sul teve 140,6 mm, e no Planalto Norte, com Victor Meirelles registrando 141,8 mm.

A média histórica para setembro é maior nos municípios do Oeste e Meio-Oeste de Santa Catarina, chegando a 170 mm. Apesar de não superar a média mensal, quatro municípios registaram volume considerável nos últimos cinco dias, acima de 140 mm: Caçador (144 mm), Lebon Régis (146 mm), São Cristóvão do Sul (147,6) e Chapecó (147 mm). 

Ainda há Curitibanos, que é um caso específico. Apesar de estar localizada geograficamente na Serra, as estações hidrológicas da Epagri/Ciram classificam a região no Meio-Oeste. Dessa forma, a cidade que teve índice pluviométrico de 150,8 mm no período não chega a superar a média prevista para o mês.

Vale foi a região mais afetada nas últimas horas

A intensidade de chuva foi ainda maior nas últimas horas. Entre a manhã de segunda e de teça-feira, o município de Benedito Novo, no Vale do Itajaí, registrou 91,8 mm de precipitação. Esse número é cerca de 70% da média histórica do mês de setembro para a região — que é de 130 mm. 

Outros municípios do Vale do Itajaí e do Litoral catarinense também tiveram chuva intensa e acumularam de 50 a 80 mm. A situação se agravou em Rio do Sul, onde o nível do Rio Itajaí-Açú chegou a 7,33 metros e 16 pessoas precisaram sair de casa, deslocando-se até os quatro abrigos que foram abertos na cidade.

Sistema de baixa pressão deve deixar o Estado

Conforme a Epagri/Ciram, o grande volume dos últimos dias ocorreu por causa da influência de um sistema de baixa pressão entre baixos e altos níveis da atmosfera sobre o Estado. Como o fenômeno meteorológico se deslocou, o sol deve predominar nos próximos dias e a situação nos municípios que tiveram estragos por conta da chuva deve ser normalizada.

Veja a lista de municípios com maior volume acumulado nos últimos cinco dias por região, de acordo com a localização das estações hidrológicas da Epagri/Ciram:

Extremo Oeste: Mondaí - 127,2 mm
Florianópolis Litorânea: Florianópolis - 131,6 mm
Florianópolis Serrana: São Bonifácio - 134,4 mm
Litoral Norte: Balneário Camboriú - 107,4 mm
Litoral Sul: Timbé do Sul - 140,6 mm
Meio-Oeste: Curitibanos - 150,8 mm
Oeste: Chapecó - 147,0 mm
Planalto Norte: Victor Meirelles - 141,8 mm
Serra: Lages - 143,8 mm
Vale do Itajaí: Rio do Sul - 152,4 mm

 

Por Gabriel Lima

Diário Catarinense

Outras Notícias