Geral

Eleições 2018: Mesários começam a receber treinamento presencial em Santa Catarina

Eleições 2018: Mesários começam a receber treinamento presencial em Santa Catarina Mesários recebem aulas sobre todo o processo eleitoral (Foto: Ronaldo Bernardi / Agencia RBS)

 

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) já começou a realizar os treinamentos com os mesários que vão atuar nas eleições de outubro, em todo o Estado. O objetivo é fornecer capacitação para que eles possam atender aos eleitores de forma mais eficaz nas seções eleitorais.

Os mesários recebem aulas sobre todos os procedimentos referentes ao processo eleitoral, desde o recebimento das urnas, até a votação, encerramento e devolução dos materiais à Justiça Eleitoral. Os treinamentos vão até 23 de setembro, nas 98 zonas eleitorais do Estado.

Neste ano, uma das novidades é que Santa Catarina terá o reconhecimento biométrico em todas as seções eleitorais. Além disso, os mesários terão acesso a um aplicativo de celular específico para eles, que trará detalhes sobre o processo.

Quem for convocado para trabalhar como mesário deve comparecer a todos os treinamentos e também nos dias das eleições. Quem faltar está sujeito a sanções impostas pela Justiça Eleitoral.

Folgas no trabalho

Um dos benefícios para quem atua como mesário nas eleições é a possibilidade de ganhar folga do trabalho. De acordo com a Justiça Eleitoral, para cada dia dedicado às eleições, é possível descansar dois dias no trabalho.

A participação como mesário nas eleições depende do juiz de cada zona eleitoral. No entanto, quem quiser, pode se cadastrar diretamente no site do TRE-SC. Uma lista com as pessoas convocadas é atualizada frequentemente pelo Tribunal.

 

Por Diário Catarinense

Outras Notícias