Comarca de Bom Retiro comemora 88 anos de instalação com evento alusivo ao Outubro Rosa

Enviar no WhatsApp
Comarca de Bom Retiro comemora 88 anos de instalação com evento alusivo ao Outubro Rosa

Imagens: Divulgação/Comarca de Bom Retiro

 

A comarca de Bom Retiro, na Serra Catarinense, completou nesta quinta-feira (24/10) 88 anos de instalação. Das 111 comarcas distribuídas pelo Estado de Santa Catarina, a única que faz reverência a uma mulher é esta. Ao fórum local foi emprestado o nome da juíza Orieta Passos Paulo Mariath. A homenagem à magistrada ocorreu em 1993, data de inauguração do prédio onde atualmente funciona o Judiciário na cidade. Natural de Itapema, Orieta ingressou na magistratura como juíza substituta em Curitibanos. Passou pelas comarcas de Itapiranga, Pomerode, Biguaçu, Palhoça e São José. Encerrou carreira na comarca da Capital, quando se aposentou em razão de um câncer em 1991. 

Para lembrar a data de instalação e reforçar a questão do cuidado com a saúde e o diagnóstico precoce do câncer de mama, a unidade fez um evento para os servidores unindo estes motivos: o aniversário da comarca e a campanha Outubro Rosa. Além disso, houve entrega de mais de R$ 45 mil provenientes de prestações pecuniárias a projetos do Hospital Nossa Senhora das Graças e da Associação de Pais e Professores do Núcleo Municipal São José. O diretor do hospital, Eurico Willemann, e a diretora da escola, Andrea Nascimento Kuhnen, receberam do juiz Edison Alvanir Anjos de Oliveira Júnior os valores.
 
A comarca é de Vara Única e abrange os municípios de Bom Retiro e Alfredo Wagner, que juntos somam uma população de mais de 18 mil pessoas. Ao todo, a unidade tem 13 servidores, nove estagiários, quatro colaboradores terceirizados, quatro seguranças e um policial militar. Tramitam na unidade cerca de 4.250 processos.

 

Assessoria de Imprensa/NCI

Outras Notícias

PUBLICIDADE

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Confira nossa Política de privacidade e nosso Termo de uso.

Concordo