Geral

Cinco mil policiais militares vão atuar para garantir a normalidade no 2º turno das eleições no próximo domingo (30)

Órgãos de segurança também devem fiscalizar pontos de aglomeração após a apuração dos votos

Cinco mil policiais militares vão atuar para garantir a normalidade no 2º turno das eleições no próximo domingo (30) Foto: Divulgação TRE-SC

 

A exemplo do 1º turno das eleições, no dia 2 de outubro, a Polícia Militar de Santa Catarina também estará atuando em todo o estado neste domingo (30), dia do 2º turno do pleito, para garantir a normalidade e a segurança de pessoas, urnas e patrimônio público. 

Cerca de cinco mil policiais estarão em todos os locais de votação e o comando-geral da corporação irá acompanhar a movimentação diretamente da sede do Tribunal Regional Eleitoral, na Capital.

Segundo o comandante-geral da PM, coronel Marcelo Pontes, a atuação ostensiva será feita de forma a garantir a preservação da ordem pública e a segurança durante a votação e após a divulgação dos resultados. A expectativa é de que sejam eleições tranquilas, independente do resultado. 

As principais cidades do estado de Santa Catarina vão contar com reforço especial das equipes de segurança. Além do aumento do efetivo, policiais militares e agentes das guardas municipais também devem redobrar a fiscalização em pontos estratégicos, principalmente ao fim da apuração. 

A PM pode ser acionada tanto pelo número 190 quanto pelo aplicativo PMSC Cidadão. Entre as proibições para o dia das eleições está o uso de alto-falantes e amplificadores de som, realização de comício ou carreata, boca-de-urna, divulgação de propaganda de partidos políticos ou candidatos. Ainda, está proibido o transporte de eleitores, salvo em veículos a serviço da Justiça Eleitoral, coletivos de linhas regulares e não fretados, de uso individual do proprietário para o exercício do próprio voto e dos membros da família e serviço sem finalidade eleitoral.

 

Guarda Municipal

Em Rio do Sul, a exemplo do primeiro turno, a Guarda Municipal estará atuando junto a Polícia Militar durante o dia, na apuração e após a divulgação do resultado.

 

PRF

A Superintendência da Polícia Rodoviária Federal (PRF), convocou policiais que trabalham em funções administrativas ou em regime híbrido de teletrabalho para que se apresentem presencialmente na segunda-feira (31), dia seguinte ao segundo turno, afim de prevenir possíveis confusões. 

 

1º turno

De acordo com o Comando da Polícia Militar do Estado, no 1º turno, foram atendidadas 118 ocorrências entre propaganda irregular, boca de urna, desordem e compra de voto. Ao todo, 5,3 mil policiais participaram da ação, que foi planejada em conjunto com o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC). 

 

Com informações TRE-SC/PMSC/nsc

 

Outras Notícias