Geral

Cidades de Serra Catarinense têm temperaturas abaixo de zero

Cidades de Serra Catarinense têm temperaturas abaixo de zero Foto: Marleno Farias/Divulgação

 

A madrugada/amanhecer dessa segunda-feira (27) voltou a registrar temperaturas negativas em Santa Catarina, principalmente nas cidades da Serra Catarinense. A menor delas foi na cidade de Urupema, onde os termômetros marcaram – 6,6 ºC , segundo a Epagri/Ciram.

No centro de São Joaquim a mínima registrada foi de -5,6°C. Além disso, outras cidades da região também tiveram baixas temperaturas com ocorrência de geada. Em Painel -6,3 ºC e -6,2 ºC em Bom Jardim da Serra, e a cidade de Urubici chegou a -5,3 ºC. Em Lages por exemplo, os termômetros marcaram 0,3 ºC.

Com isso, Santa Catarina chega aos 47 dias com temperaturas negativas. Sendo 83 dias com geada na Serra e com 18 dias com marcas negativas em agosto. Marca que se iguala ao ano de 1978, segundo o engenheiro agrônomo da Climaterra Ronaldo Coutinho.

Temperatura máximas devem ficar em torno de 17°C na maior parte das regiões do Estado.

Para terça-feira (28) uma massa de ar frio e seco já começou a se afastar do Estado, mas ainda permanece a condição de geada forte para o amanhecer nas cidades da Serra Catarinense. Temperatura baixa na madrugada, com mínimas negativas e mais isolada no Oeste e Planalto Norte, com mínimas próximas de 0°C. Máxima em elevação. O sol aparece em todas as regiões.

Sistema: massa de ar frio e seco desloca-se do sul do Brasil para o oceano.

Mínimas agora em Santa Catarina

-6,6 Urupema*
-6,3 Painel
-6,2 B.Jardim
-6,0 S.Joaquim
-5,3 Urubici
-4,2 Curitibanos
-3,8 Fraiburgo
-3,2 Água Doce

 

Por  Patrícia Vieira

Correio Lageano

Outras Notícias