Geral

CBMSC divulga nota sobre incêndio de grandes proporções em Penha

O produto químico não é o causador e não há relação com às chuvas, porém a fumaça é tóxica por conta da quantidade de material combustível próximo

CBMSC divulga nota sobre incêndio de grandes proporções em Penha Foto: Reprodução/nd+

 

Boletim do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina 20/12 – 11h35

Atualização – ocorrência em Penha

 

Na manhã desta terça (20), por volta das 8h05 o CBMSC foi chamado para atuação em um incêndio na cidade de Penha, com informações iniciais de que se tratava de produto perigoso.

Com a chegada dos especialistas do CBMSC em Emergências com Produtos Perigosos, Major Fernando Ireno Vieira e Major Marcelo Della Giustina da Silva, em análise conjunta com uma engenheira química da empresa atingida, foi constatado que no local, há cerca de uma tonelada de Hipoclorito de Cálcio, usado para tratamento de piscinas. 

De acordo com as informações trazidas pelo major Ireno, o produto químico não é o causador deste incêndio e não há relação com as chuvas. O produto químico em si não causa toxicidade, porém a fumaça é tóxica por conta da quantidade de material combustível próximo, como plástico polietileno e matérias-primas para produção industrial. Não há vítimas até o momento.

A partir de agora é considerado um incêndio normal, sem ação de produtos perigosos, porém é um incêndio de grande proporção e a missão da corporação é proteger uma edificação próxima, bem como manter os bombeiros em segurança, uma vez que há muito calor e material queimando no local. Serão necessários milhares de litros de água para o combate.

As equipes estão atuando com cinco caminhões do CBMSC para combater o incêndio, utilizando água, bem como um caminhão pipa particular que está em apoio. Além disso está sendo monitorado o vento, que no momento está soprando em direção ao outro lado, levando o calor e a fumaça, sem trazer risco para esta edificação. 

 

Centro de Comunicação Social CBMSC

Outras Notícias