Geral

Casos confirmados de coronavírus em SC chegam a 149

Retomada das atividades está prevista, progressivamente, a partir do dia 30 de março.

Casos confirmados de coronavírus em SC chegam a 149 Governador Carlos Moisés da Silva (PSL) - Foto: Secom / Divulgação

 

O número de casos confirmados do novo coronavírus em Santa Catarina foi atualizado no final da tarde desta quinta-feira (26) pelo governo de Santa Catarina. São 149 pacientes positivados para o Covid-19 em todo o estado e 325 pessoas em investigação, além de uma morte ocorrida no final da noite da quarta-feira (25), de um homem de 86 anos. O óbito que estava em investigação em Xanxerê resultou negativo, informou o Estado.

Entraram para a lista de municípios com confirmação da doença outros três municípios: Itapema Siderópolis e Timbé do Sul. Laguna, no entanto, deixou de aparecer na lista, já que a pessoa diagnosticada no município é moradora de outra cidade.

 

Retomada das atividades

Ao anunciar a retomada da maioria das atividades para o dia 1º de abril, o governador Carlos Moisés da Silva (PSL) afirmou que o plano foi traçado com base em regras de isolamento social:

- A missão é promover a convivência dos catarinenses com a pandemia da Covid-19 conciliando a preservação da vida e atividade econômica. Estamos fazendo gradativamente para que as pessoas voltem as atividades de forma segura.

Segundo Moisés, a circulação de transportes coletivos urbano e intermunicipal permanecem suspensos, por considerar os ônibus um meio de grande propagação da doença. Também estão orientados a não circular no território catarinense qualquer transporte público ou privado de linha ou de fretamento de pessoas.

No dia de 30 de março, segunda-feira, as agências bancárias, correspondentes, lotéricas e cooperativas de crédito voltam a funcionar, parcialmente, apenas para serviços bancários presenciais. Já na quarta-feira (1º), estarão autorizados, com algumas restrições gerais, os serviços privados não essenciais como, academias, shopping, bares e restaurantes, setor hoteleiro e escritórios de prestação de serviço.

Segundo o governador, esses estabelecimentos de atendimento ao público terão limitação de 50% da capacidade e controle de acesso e marcação de locais de presença, com 1,5m entre cada pessoas.

- Seguindo essas regras, os serviços serão totalmente autorizados. Claro, pedimos atenção para idosos e população vulnerável. Quem puder, que fique em casa - disse Moisés.

 

Cidades com casos confirmados de coronavírus

Além das notificações positivadas nos municípios catarinenses, foram confirmados no Estado cinco pacientes que residem em outros estados e três que moram em outros países, mas estavam em Santa Catarina quando receberam o diagnóstico.

Total de 149 casos confrimados

Balneário Arroido o Silva - 1

Balneário Camboriú - 8

Blumenau - 12

Braço do Norte - 9

Camboriú - 4

Canelinha - 1

Chapecó - 4

Criciúma 12

Florianópolis - 20

Gaspar -1

Gravatal -3

Içara -1

Imbituba -5

Itajaí -16

Itapema - 1

Jaguaruna - 2

Jaraguá do Sul - 2

Joinville - 7

Lages - 1

Navegantes - 3

Pomerdore -1

Porto Belo - 3

Rancho Queimado - 2

São José - 8

São Ludgero - 1

São Pedro de Alcântara - 1

Siderópolis - 2

Tijucas - 1

Timbé do Sul -1

Tubarão - 8

 

Por Clarissa Battistella e João Lucas Cardoso

DC / NSC Total

Outras Notícias