Geral

Cartórios de Santa Catarina começam a oferecer serviços por aplicativo de celular

Serviço já funciona em outros quatro estados e no Distrito Federal.

Cartórios de Santa Catarina começam a oferecer serviços por aplicativo de celular Aplicativo está disponível para as plataformas Android e iOS (Foto: Divulgação)

 

A partir da próxima semana, os cartórios de Santa Catarina passarão a oferecer uma série de serviços por meio de um aplicativo. O programa será apresentado aos tabeliães durante um encontro estadual, no sábado (29), em Florianópolis. No evento, os cartorários que estiverem presentes poderão se cadastrar e iniciar o serviço nas cidades em que atuam.

O aplicativo E-Notariado foi desenvolvido pelo Colégio Notarial do Brasil. A entidade é o conselho que representa os tabeliães de todo o país. O programa já funciona atualmente nos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e no Distrito Federal.

Nesta primeira etapa, o E-Notariado vai oferecer os serviços de reconhecimento de firma, validação de documentos e a lavratura de atas notariais, como atas de reunião de condomínio, acordos entre sócios, entre outros. O objetivo é reduzir a burocracia envolvendo o registro desses papéis.

A expectativa da Associação dos Notários e Registradores de Santa Catarina (Anoreg-SC) é de que todos os cartórios do Estado estejam aptos a oferecer os serviços oferecidos pelo aplicativo até o fim deste ano.

 

Como funciona

O programa pode ser baixado gratuitamente, nas lojas de aplicativos dos sistemas iOS e Android. Depois de fazer um cadastro no aplicativo, é preciso ir até um dos cartórios que já oferecem o atendimento pela internet para validar os dados e receber um certificado digital, válido por três anos. Os usuários só pagam pelos serviços que solicitarem no aplicativo.

Os tabeliães também precisam se cadastrar junto ao Colégio Notarial do Brasil. A entidade é quem libera o acesso ao sistema. Aqueles que participarem do encontro em Florianópolis poderão fazer o procedimento no local. Os demais, devem preencher um formulário no site da entidade.

Mais detalhes sobre as funcionalidades do aplicativo podem ser obtidas diretamente na página oficial do serviço.

 

Por Redação DC

NSC Total

Outras Notícias