Geral

Câmara dos Deputados homenageia Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão – ACAERT

Sessão solene destacou atuação da entidade e a força da Mídia Regional.

Câmara dos Deputados homenageia Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão – ACAERT Fotos: Acaert / Divulgação

 

A Câmara dos Deputados realizou nesta quinta-feira (10) Sessão Solene em homenagem à Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão – ACAERT. A proposição foi do deputado Darci de Matos (PSD). A sessão foi prestigiada pelos senadores Esperidião Amin (PP) e Jorginho Mello (PL), pelos deputados federais Rogério Mendonça Peninha (MDB), Carmen Zanotto (Cidadania), Carlos Chiodini (MDB), Coronel Armando (PSL), Rodrigo Coelho (PSB), Daniel Freitas (PSL), Darci de Matos (PSD) e Hélio Costa (PSL). Também prestigiaram o evento o secretário de Radiodifusão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Elifas Chaves do Amaral, presidente da Abratel, Márcio Novaes, vice-presidente da ABERT, Marise Westphal Hartke, presidente da ACAERT, Marcello Corrêa Petrelli e os ex-presidentes da entidade, Roberto Amaral e Ranieri Moacir Bertoli.

"A ACAERT é uma instituição importante para Santa Catarina e para o Brasil. Tem uma preocupação com a boa comunicação. Além disso tem comprometimento com o cidadão catarinense. Além de promover grandes debates com o Momento Brasil. Essa homenagem reconhece uma entidade que tem a cara de Santa Catarina" explicou o deputado Darci de Matos.

O presidente da ACAERT, Marcello Petrelli, começou o discurso agradecendo o deputado estadual Darci de Matos (PSD) pela proposição da Sessão Solene. Fez uma análise da realidade ao afirmar que a “transformação digital impôs uma nova realidade ao segmento, mas também ao modo como todos se comunicam. Ao mesmo tempo que encurtou distâncias e aproximou pessoas, criou um ambiente sem moderação, com intolerância e com polarização de opiniões”. “Passamos a defender a Mídia Regional como um contraponto não só a esse ambiente digital irresponsável e sem moderação”.

Petrelli afirmou que “os rumos dos nossos negócios estão na mesma velocidade em que o Brasil se transformou nos últimos anos. Durante esse processo tivemos a sensibilidade de entender que aos veículos de comunicação não cabia mais a zona de conforto da omissão. Tivemos coragem para assumir posições, abraçar bandeiras, propor campanhas e liderar movimentos”.

O dirigente destacou o papel histórico da Mídia Regional nos eventos climáticos no estado, como as enchentes em várias regiões. Com esse DNA, a ACAERT promoveu a maior campanha social já realizada em Santa Catarina, o “Jeito Catarinense – Jeito Certo de Fazer as Coisas”. Petrelli lembrou também as mobilizações institucionais, como o apoio do segmento à Reforma da Previdência.

Cobranças – Marcello Petrelli fez um apelo ao secretário de Radiodifusão do Governo Federal, Elifas Gurgel e aos parlamentares presentes a cobrar fiscais e agências reguladoras pela correta aplicação da lei das rádios comunitárias, cuja maioria atua na ilegalidade. Destacou também que é preciso abrir a caixa preta do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição - ECAD. Agradeceu aos parlamentares que votaram pela migração do AM para o FM, flexibilização da Voz do Brasil, e pela obrigação dos fabricantes de celulares habilitarem chips em seus aparelhos. “Faço reconhecimento ao protagonismo que os legislativos estão retomando em todos os estados e aqui em Brasília. A mudança que o Brasil precisa deve passar obrigatoriamente pelo Congresso”. Citou a Reforma Tributária, o Pacto Federativo e o pacote de privatizações.

Parlamentares - O senador Esperidião Amin afirmou que a ACAERT valoriza as causas, os temas e os anseios do povo de Santa Catarina. “Sugerimos que a entidade também tenha como bandeira a partilha do petróleo”. O senador Jorginho Mello parabenizou a ACAERT por ser um grande exemplo para o Brasil, mostrando a importância do Rádio e Televisão. “São empresários arrojados e preocupados com a grandeza da Nação”.

Já o deputado Rogério Mendonça Peninha disse que a ACAERT é referência para todo o país. “Os associados promovem uma comunicação diferenciada, propositiva. Evidentemente com a crítica necessária”. O parlamentar se colocou à disposição para encaminhar proposta para mudar o Ecad.

Para a deputada Carmen Zanotto a ACAERT leva a comunicação responsável para o público. “Muito mais do que isso, a entidade está pautando temas nacionais, promovendo o bom debate sobre o atual momento em que o Brasil vive”. O deputado Carlos Chiodini enfatizou que a credibilidade é marca da radiodifusão catarinense. “Em época de fake news, nada melhor poder contar com empresas que investem e acreditam no Brasil para o bem das pessoas”.

Por sua vez, o deputado Coronel Armando afirmou que a ACAERT exerce um papel fundamental para a divulgação das ações dos parlamentares. “Segmento que pensa nos interesses nacionais”. O deputado Daniel Freitas destacou o protagonismo da ACAERT. “A entidade divulga nosso trabalho com responsabilidade. Obrigado pela forma como vocês se comunicam com a sociedade”.

O Rádio – De acordo com o secretário de Radiodifusão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Elifas Chaves do Amaral, o Rádio brasileiro é exemplo para mundo. “Tem muita credibilidade e alcança todas as camadas da sociedade. O Rádio faz parte de nossa vida”. Finalizando a sessão, a vice-presidente da ABERT, Marise Westphal Hartke, disse que o sucesso da entidade é reflexo da confiança das emissoras associadas aos dirigentes da ACAERT. “Temos que estar unidos para garantir a defesa da liberdade de imprensa e de expressão. Exige vigilância de todos nós”.

DISCURSO PRESIDENTE DA ACAERT - AQUI

DISCURSO VICE PRESIDENTE ABERT - MARISE WESTPHAL HARTKE - AQUI

 

Fonte: Assessoria de Imprensa ACAERT

Outras Notícias