Geral

Baixa temperatura embeleza paisagem da Serra Catarinense

Baixa temperatura embeleza paisagem da Serra Catarinense Fotos: Mycchel Legnaghi / São Joaquim Online / Divulgação

 

Com frio ao amanhecer nesta terça-feira (28), a Serra Catarinense bateu o recorde de sequência de 19 dias com temperaturas  mínimas negativas neste mês de agosto. Segundo o engenheiro agrônomo da Climaterra Ronaldo Coutinho “este agosto é quase único! foram 19 dias com marcas negativas, superando os 18 registrado em 1978”.

De acordo com dados da Estação Fernando Keiser o município de São Joaquim registrou a menor temperatura nesta madrugada. Os termômetros chegaram aos  -5,7 ºC. Com isso, os vales do Caminhos da Neve e da Invernadinha, situados nas baixadas mais frias de São Joaquim, apresentaram uma forte geada e o congelamento da superfície d’água. Na relva o espetáculo ficou por conta dos campos tomados por uma considerável camada de gelo.

Uma massa polar perde força e sai do Estado, com isso  terça-feira deverá ser sol em todas as regiões e Santa Catarina, com mais nuvens na Grande Florianópolis e Norte do Estado. Temperatura: em elevação, mas ainda frio à noite.

Para quarta-feira (29) as temperaturas continuam baixas ao amanhecer e sobem à tarde. Mínimas entre -3°C e 0°C com possibilidades de geada fraca nas áreas mais altas da Serra Catarinense. Máximas entre 23°C e 32°C na maior parte de SC,  e entre 19°C e 22°C nas cidades da região de Lages.

Um ar mais quente deve chegar em  Santa Catarina na quinta-feira (30). Com isso, vem a possibilidade de chuva isolada entre a Serra Catarinense e Litoral Sul no decorrer do dia. Temperatura alta. As mínimas oscilam entre 5°C e 8°C em vários pontos do topo da serra, baixadas e vales. Máximas entre 20°C e 23°C no topo da serra.

Na sexta-feira (31) o dia será de mais nuvens em todas as regiões, com a chegada de outra frente fria ao Estado. Do Oeste ao Sul, pancadas de chuva com raios no decorrer do dia, estendendo-se para as demais regiões a partir da tarde. Temperatura mais elevada  com máximas entre 23°C e 29°C na maior parte de SC

O fim de semana será com chuva

Segundo a meteorologista da Epagri/Ciram Gilsânia Cruz, o mês de setembro começa com chuva.  O sábado, será de tempo encoberto com chuva e raios, devido a frente fria e formação de um sistema de baixa pressão. Condição favorável para temporal isolado no Estado. Temperatura em declínio.

O domingo será com chuva no período da madrugada e amanhã em Santa Catarina. Os próximos dias serão de sol e com temperatura mais baixa nos dias, devido a outra massa de ar frio no Sul do Brasil. No restante do período, não há indicativo de chuva significativa, predominando um tempo mais seco na maior parte dos dias, e temperatura mais elevada.

Mínimas em SC

-5,7 S.Joaquim/F.keiser
-5,6 B.Jardim/F.Keiser
-4,3 Painel/G.Hugen e F.K.
-1,5 Urubici*
0,6 Joinville/serra/DSoares
1,0 Rio Rufino*
1,6 B.Retiro*
1,7 Fraiburgo*
2,3 Maravilha*
2,4 Urupema*
2,6 Lages*
2,6 Rancho Queimado/Inmet
2,6 Curitibanos/UFSC
2,7 Otacílio Costa*
2,7 Caçador*
2,8 São Bento do Sul*
2,9 Tangará*
2,9 Lebon Régis*
3,0 Frei Rogério*
3,1 Água Doce*
3,2 Criciúma/SATC
3,2 Itapiranga*
3,2 Vargem*

*Epagri

 

Por  Patrícia Vieira

Correio Lageano

Outras Notícias