Geral

Alto Vale tem alerta para tempestades

Um frente fria combinada ao forte calor e sensação de abafamento podem trazer transtornos

Alto Vale tem alerta para tempestades Foto: Defesa Civil SC/Divulgação

 

A aproximação de um frente fria combinada ao forte calor e sensação de abafamento devem mudar o clima nessa primeira semana do ano; quando há previsão de temporais em Santa Catarina. Em três regiões, há alerta para tempestades e risco alto para transtornos entre o final da manhã desta terça-feira (03) e a manhã de quarta-feira (04). São elas, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Norte do Estado.

Nessas regiões, podem acontecer transtornos associados às tempestades como ventos de 40 a 60 km/h, queda de granizo e chuva intensa. No entanto, segundo a Defesa Civil estadual, o fenômeno é normal para a estação e não deve ser tão severo.

A Defesa Civil de Santa Catarina divulgou um mapa que mostra a condição do tempo por regiões. O risco para ocorrências associadas aos temporais como, deslizamentos, alagamentos pontuais e enxurradas é alto nas áreas em laranja e moderado nas áreas em amarelo do mapa.

 

Confira o mapa:

Mapa da Defesa Civil – Foto: DCSC/Divulgação/ND

 

Nas demais regiões, a presença de nuvens intercala com momentos de aberturas de sol. Há chance de pancadas de chuva a qualquer hora dia, por conta da influência da frente fria.

No decorrer da manhã de quinta-feira (05), o tempo começa a melhorar, inicialmente, no Extremo-Oeste e depois nas demais regiões. De acordo com o meteorologista Scheuer, há ainda chance de geada fraca no topo da Serra catarinense.

 

Veja como se proteger de alagamentos e inundações:

 – Evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados;

 – Evite transitar em pontilhões e pontes submersas;

 – Cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões.

 

Por Defesa Civil SC

Outras Notícias