Educação

Secretaria da Educação divulga calendário das escolas públicas de SC para 2020

Rematrículas para o próximo ano serão abertas no dia 14 de outubro.

Secretaria da Educação divulga calendário das escolas públicas de SC para 2020 Calendário vale para escolas estaduais e municipais(Foto: Pixabay)

 

A Secretaria da Educação de Santa Catarina divulgou nesta quarta-feira (9) o calendário das escolas públicas estaduais para o ano de 2020. As aulas no próximo ano vão começar no dia 6 de fevereiro e devem se estender até o dia 20 de dezembro. O recesso escolar está marcado entre os dias 20 de julho e 2 de agosto.

O calendário foi definido em parceria com a Federação dos Municípios de Santa Catarina (Fecam) e com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). As entidades, junto com a secretaria, chegaram a um acordo para que as datas de início e fim das aulas sejam as mesmas tanto na rede pública estadual, quanto na municipal. As instituições privadas podem definir datas distintas.

Uma das novidades neste ano no calendário é que as atividades em 43 municípios do Planalto Serrano vão começar um dia antes do restante do Estado.

A medida foi tomada para que as prefeituras dessas cidades possam suspender as atividades pelo menos uma vez no ano, em função de dias mais frios que atingem a região no inverno.

Com esse dia "extra" é possível garantir que o calendário possa ter fim nas mesmas datas em todas as escolas.

 

Matrículas e rematrículas

De acordo com a pasta, os pais de alunos que já estão na rede pública devem realizar as rematrículas dos filhos para o próximo período letivo entre os dias 14 e 23 de outubro. Para quem busca uma nova vaga, o processo será efetuado em três etapas.

No primeiro período, serão disponibilizadas inscrições para as escolas onde haverá sorteio de vagas. Os pais devem realizar as matrículas entre os dias 4 e 7 de novembro. Os sorteios serão feitos pelas escolas entre os dias 11 e 12 de novembro, com o resultado sendo homologado imediatamente.

Nas demais escolas, as matrículas de alunos novos serão realizadas entre os dias 18 e 22 de novembro. Caso alguém perca o prazo, a terceira etapa vai oferecer vagas remanescentes nas escolas, cujas matrículas devem ser efetuadas entre os dias 21 e 24 de janeiro.

Todo o processo de matrículas neste ano será online. Para fazer as matrículas, os pais devem acessar o site da Secretaria da Educação e iniciar o processo.

 

Novos professores

A Secretaria da Educação também anunciou nesta quarta-feira que irá contratar cerca de 2 mil profissionais, que foram aprovados em um concurso realizado em 2017. Desse total, 1,5 mil são professores. Os outros 500 são considerados especialistas em assuntos educacionais e atuam em áreas como supervisores escolares, administradores escolares e orientadores educacionais.

 

Por Redação DC

NSC Total

Outras Notícias