Educação

Reitores da Acafe estarão em Blumenau para apoiar nova universidade federal

MEC assinará protocolo de intenções pela Furb Federal

Reitores da Acafe estarão em Blumenau para apoiar nova universidade federal Foto: Reprodução Internet

 

Representantes de ao menos 11 instituições de ensino ligadas à Acafe estarão em Blumenau na próxima terça-feira (23) para acompanhar a visita do ministro da Educação, Victor Godoy, e manifestar apoio à federalização da Furb. A criação de uma nova universidade federal em Santa Catarina é o principal motivo da vinda do ministro, que deve assinar um documento formalizando apoio do MEC à causa.

A Furb é associada à Acafe, entidade que reúne instituições enquadradas como comunitárias. Reitores, vice-reitores e represantes de 11 das 15 associadas já confirmaram presença no ato, que também terá líderes de entidades regionais, incluindo a Associação dos Municípios do Vale Europeu (Amve). Estudantes também estão sendo chamados a participar. O horário da visita ainda não está definido.

O objetivo da universidade é demonstrar que a reivindicação tem apoio amplo da comunidade do Vale e das demais instituições de ensino superior. O ministro participará de um ato dentro da biblioteca da Furb, onde assinará um protocolo manifestando apoio à criação da Universidade Federal do Vale do Itajaí (UFVI), que teria estrutura, servidores e atuais alunos cedidos pela Furb.

O documento não tem efeito prático imediato, tampouco obriga o MEC a comprometer-se com o projeto da nova universidade. Mas seria a primeira manifestação oficial do governo federal em favor do projeto, o que, na avaliação da reitora Marcia Sardá Espindola, encurtaria caminhos na burocracia dos ministérios para efetivar a Furb Federal.

 

Por Evandro de Assis/NSC

 

 

Outras Notícias