Governo de SC anuncia chamada de mais 1 mil professores efetivos para 2019

Governo de SC anuncia chamada de mais 1 mil professores efetivos para 2019

Foto: Salmo Duarte / Agencia RBS

 

O governo de Santa Catarina anunciou nesta segunda-feira, Dia do Professor, a chamada de 1 mil professores efetivos, que irão atuar no ensino médio da rede estadual a partir de fevereiro de 2019. Essa é a segunda chamada do concurso público lançado em 2017 e que já efetivou 1 mil profissionais em dezembro de 2017 (600 professores e 400 como profissionais dedicados a cargos administrativos nas escolas). 

Segundo a Secretaria de Educação de SC (SED), o edital de convocação será divulgado provavelmente no início de dezembro, após período de rematrícula, quando será feito levantamento de demanda de cada escola. A posse deve ocorrer no dia 1º de fevereiro. 

A pasta e o governador Eduardo Pinho Moreira, em coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira, reforçaram que a contratação não irá acarretar em impactos na folha de pagamento, já que devem deixar de admitir pelo menos 1 mil professores em caráter temporário (ACTs) para 2019, ou seja, devem compensar os efetivos com temporários. 

Atualmente, segundo a SED, são 40,6 mil professores efetivos na rede estadual de SC, sendo 22,8 mil ACTs e 17,8 mil efetivos. Número bem abaixo do que determina o Plano Estadual de Educação, de garantir pelo menos 80% de professores efetivos na rede estadual até 2024. Com os números atuais são apenas 43,8% efetivos do quadro geral de professores, ou seja, metade do que é necessário atingir nos próximos seis anos. 

 

Por Karine Wenzel

Diário Catarinense

Outras Notícias

PUBLICIDADE