Educação

Coronavírus: nova fase do “Jeito Catarinense” destaca o uso de máscara

Campanha da ACAERT reforça combate à pandemia do covid-19.

Coronavírus: nova fase do “Jeito Catarinense” destaca o uso de máscara

 

A ACAERT produziu vídeo e spot que orientam a população de Santa Catarina a usar a máscara para combater a transmissão do novo coronavírus entre as pessoas. O uso é recomendado pela Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), pois as máscaras são uma barreira mecânica para evitar que as gotículas da fala, tosse ou espirro atinjam outras pessoas ou superfícies – mas não evitam que a pessoa com a máscara se contamine. Por isso, é necessário seguir com as medidas de distanciamento social, higienização das mãos e evitar tocar olhos, bocas e nariz. O uso de máscaras caseiras é uma alternativa para a população em geral. No caso de profissionais de saúde, é imprescindível o uso de máscaras cirúrgicas, afirma a SBI.

O material faz parte da nova fase da campanha “Jeito Catarinense – o jeito certo de fazer as cosias”, lançada em 2018 e que já mobilizou milhares de pessoas, principalmente crianças no estado, incentivando-as a reconhecer e praticar as boas ações na formação do cidadão.  O Jeito Catarinense ficou conhecido pelo seu material didático, que inclui uma cartilha e um cartão que é verde na frente, e vermelho no verso.  Verde para incentivar as boas ações e o vermelho para desencorajar o jeito errado.

Pelos resultados alcançados, o Jeito Catarinense foi um dos vencedores do “Empresa Cidadã 2019”, prêmio da Associação do Dirigentes de Vendas e Marketing – ADVB/SC, que reconhece atitudes sociais e estimula a iniciativa dessas ações. Um incentivo à promoção de projetos sociais.

Campanhas – O vídeo e spot, ambos com 30 segundos, serão distribuídos às emissoras associadas de rádio e televisão para serem veiculados nas grades das programações. O material também será veiculado nas redes sociais das associadas e da ACAERT.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a entidade vem promovendo várias ações para orientar a população e ressaltar a participação do Rádio e da Televisão na crise. Uma delas é o combate às notícias falsas sobre a doença.  Tendo como gancho a campanha contra fake news que a ACAERT lançou em 2018, foram criadas peças que mostram o que é falso ou verdadeiro. São cards veiculados nos sites e redes sociais das emissoras associadas e da entidade com o tema “Não pague o pato, confie em quem apura o fato”.

A ACAERT também está veiculando novas peças do movimento PENSE GRANDE: PENSE RÁDIO, PENSE TV que destaca a relevância das emissoras de rádio e televisão para manter a sociedade informada e orientada sobre o combate ao covid-19. Cards que valorizam os profissionais essenciais, como os da saúde, segurança pública, da imprensa, entre outros. “Hoje, pensar grande é pensar de forma solidária. Se você puder, fique em casa. Estaremos 24 horas informando você com seriedade e credibilidade!”, ressalta uma das peças.

Outro faz um agradecimento. “Pensar grande é valorizar o policial, o frentista, o atendente do supermercado, o caminhoneiro, o trabalhador rural, o motoboy, o porteiro o lixeiro … obrigado a quem oferece serviços fundamentais em tempos de crise!”.

 

Outras Notícias