Agricultura

Software da Epagri ajuda produtores e técnicos a definir adubação da cebola

Software da Epagri ajuda produtores e técnicos a definir adubação da cebola Foto: Aires Mariga / Epagri

 

O programa AdubaCebola 1.0 é uma ferramenta complementar desenvolvida para facilitar o trabalho dos técnicos da Assistência Técnica e da Extensão Rural (Ater). “Além de facilitar o acesso a informações e recomendações da pesquisa, ele visa contribuir para a difusão das tecnologias, melhorar a eficiência e agilizar a prestação dos serviços de Ater”, explica Claudinei Kurtz, pesquisador da Estação Experimental da Epagri em Ituporanga e um dos desenvolvedores da ferramenta.

Segundo Kurtz, para definição da adubação o AdubaCebola apresenta os dados de doses de nutrientes, bem como os respectivos parcelamentos, permitindo ao usuário selecionar os adubos a serem usados para cada parcela. O software dispõe de rotinas que permitem facilmente calcular as quantidades de cada adubo a ser usado. Apresenta a relação dos adubos a serem usados para cada parcela, bem como o total para o cultivo, com seus custos.

Calcário

O software também permite calcular a recomendação de calcário por três diferentes critérios: Índice SMP; Saturação de bases; Al trocável e matéria orgânica (solos com baixo poder tampão). “De posse dos dados da análise do solo, o usuário poderá selecionar o método e calcular a necessidade de calcário, bem como corrigir os valores de acordo com o poder relativo de neutralização total (PRNT) do calcário comercializado”, descreve o pesquisador.

Com o software também é possível definir a data de plantio e obter o calendário de adubação, além de emitir relatórios ou exportar as informações para a planilha. Conta ainda com dados de adubos minerais e orgânicos, contendo sua composição e seu custo, e fotos mostrando sintomas de deficiência de nutrientes que podem ser usados pelo usuário para auxiliar no diagnóstico de problemas nutricionais.

O AdubaCebola foi desenvolvido em parceria pelas Estações Experimentais da Epagri em Ituporanga e Urussanga. Para baixar o programa, use o link https://docweb.epagri.sc.gov.br/pub/AdubaCebola.zip

 

Por Epagri 

Outras Notícias