Agricultura

Prazo para declarar Imposto Territorial Rural encerra nesta quinta-feira (30)

A Declaração do ITR 2021 deve ser enviada pela internet.

Prazo para declarar Imposto Territorial Rural encerra nesta quinta-feira (30) Foto: Fetaesc / Reprodução

 

Os proprietários de imóveis rurais de todo o país têm até quinta-feira (30) para fazer a Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR) 2021.

O contribuinte deve elaborar a declaração no computador, por meio do Programa Gerador da Declaração do ITR, disponibilizado na página da Receita Federal http://www.gov.br/receitafederal e transmiti-la pela internet.

Caso o cidadão não transmita a DITR nesse período, pagará multa de 1% ao mês ou fração de atraso, lançada de ofício e calculada sobre o total do imposto devido.

Se, após a apresentação da declaração, o contribuinte perceber erros ou falta de informações, poderá enviar uma declaração retificadora, que substitui totalmente a originalmente apresentada. Assim é necessário que contenha todas as informações anteriormente prestadas, com as alterações e exclusões necessárias para corrigi-la, além das informações adicionadas, se for o caso.

A Fetaesc orienta os proprietários de imóveis rurais de Santa Catarina a procurar o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais mais próximos da propriedade rural para esclarecer dúvidas e emitir a DITR.

Em 2020 foram entregues 5,8 milhões de declarações de ITR. Para este ano, a expectativa é de que 5,9 milhões de documentos sejam recebidos pela Receita Federal.

 

Por Fetaesc

Outras Notícias