Agricultura

Nuvens de gafanhotos na Argentina e Paraguai têm risco baixo de chegar a SC, diz governo

Governo do Estado catarinense ressalta que até esta segunda-feira (20) não existe a necessidade de ação preventiva dos produtores rurais.

Nuvens de gafanhotos na Argentina e Paraguai têm risco baixo de chegar a SC, diz governo Governo de Santa Catarina monitora duas nuvens de gafanhotos – Foto: Arquivo/Pixabay/Divulgação/ND

 

O governo de Santa Catarina informou que continua monitorando o deslocamento das nuvens de gafanhotos registradas na Argentina e Paraguai. O risco da chegada dos insetos ao território catarinense é considerado baixo.

O acompanhamento é desenvolvido pelo grupo de trabalho formado pela Defesa Civil e Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural. A primeira nuvem está em deslocamento na fronteira entre o Brasil e Argentina.

De acordo com informações repassadas pelo Senasa (Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar), órgão argentino, os gafanhotos estão localizados a 33 quilômetros ao sul do município de Sauce, província de Corrientes.

Ou seja, a nuvem estaria a cerca de 122 Km da cidade gaúcha de Barra do Quaraí e a 590 km de Santa Catarina. A Argentina permanece com ações para reduzir a densidade populacional dos insetos.

Já a segunda nuvem de gafanhotos que foi localizada nos últimos dias permanece em constante movimento nas localidades de Madrejon e 4 de Mayo, no Paraguai.

Ela está em deslocamento para a cidade de Teniente Pico, no departamento de Boquerón, a cerca de 890 quilômetros de Santa Catarina.

 

Condições de tempo

A movimentação da nuvem é influenciada pelas condições de tempo e com a elevação das temperaturas nos últimos dias os insetos se tornaram mais ativos e ampliaram o deslocamento.

Segundo o monitoramento meteorológico do Cigerd (Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres), a previsão é de temperaturas mais altas que o normal no sul do Brasil nos próximos dias, com pelo menos 4°C acima da média na região de fronteira com o Uruguai.

Com a aproximação e chegada de uma frente fria, a chuva retorna e as temperaturas começam a cair no Rio Grande do Sul, na região de fronteira com o Uruguai, a partir da noite de quinta-feira.

Em Santa Catarina, a queda das temperaturas está prevista para ocorrer entre a noite de sexta-feira (24) e a manhã deste sábado (25).

 

Atenção

O governo do Estado ressalta que até esta segunda-feira (20) não existe a necessidade de ação preventiva dos produtores rurais.

O uso indiscriminado de agrotóxicos neste momento é considerado desperdício de recursos e pode causar impactos negativos ao meio ambiente, atingindo insetos polinizadores e prejudicando diversas culturas.

Caso ocorra alteração na situação, a Defesa Civil e a Secretaria da Agricultura emitirão alertas para os agricultores e profissionais da área.

 

Por Redação ND, Florianópolis

ND+

Outras Notícias