Agricultura

Governo de SC decide manter agrotóxicos isentos de ICMS até 31 de dezembro

Governo de SC decide manter agrotóxicos isentos de ICMS até 31 de dezembro Foto: Diorgenes Pandini / Diário Catarinense

 

O governo de Santa Catarina anunciou na tarde desta quinta-feira (22) que os agrotóxicos terão a isenção de Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias (ICMS) mantida até 31 de dezembro. Depois dessa data, a tributação será de acordo com a toxidade do produto. Os mais tóxicos vão pagar mais.

O anúncio foi feito após reunião em Florianópolis entre o governador, Carlos Moisés (PSL), e representantes do setor agrícola. O encontro foi feito a portas fechadas das 13h45 às 15h25.

A isenção do ICMS será feita via medida provisória. O objetivo do governo é estimular o uso de agrotóxicos menos tóxicos. De acordo com o secretário da Casa Civil, o argumento que sensibilizou o governador foi o de que o que será plantado na próxima colheita já está vendido. Portanto, as regras de tributação permanecem as mesmas para evitar prejuízos aos agricultores.

 

Discussão sobre benefício fiscais

Os incentivos fiscais estão em debate em Santa Catarina. Os agrotóxicos eram isentos de ICMS no estado, mas desde 1º de agosto a alíquota do imposto subiu de zero para 17%. Isso ocorreu porque passaram a vigorar os decretos que mudam o benefício fiscal desse e de outros setores.

Porém, em 7 de agosto a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou o Projeto de Lei (PL) 236/2019, que prorroga até 31 de agosto os benefícios fiscais para diversos segmentos econômicos.

 

Por G1 SC e NSC TV

Outras Notícias