Epagri e supermercados lançam campanha para estimular consumo de produtos da agricultura familiar catarinense

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Uma iniciativa da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural (SAR), por meio da Epagri, juntamente com Associação Catarinense de Supermercados (Acats), pretende estimular o consumo de produtos da agricultura familiar catarinense. Uma pesquisa da Epagri em 10 regiões do estado mapeou fornecedores, para a aproximação com as redes supermercadistas, para facilitar a chegada destes produtos aos consumidores catarinenses.

O projeto pretende fortalecer a participação de pequenas empresas do estado, com a qualificação necessária - qualidade, preço e prazo - para oferecer produtos aos supermercados catarinenses, de forma regionalizada. Nessa primeira etapa foram mapeados 517 empreendimentos, em 13 categorias de produtos, que movimentará a economia nas 10 regiões de atuação da Acats.

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O secretário da Agricultura, Ricardo de Gouvêa, entende que esta parceria vai ao encontro de uma das finalidades da atuação da pasta, que é a de oferecer ao produtor mais competitividade, com novas conexões de negócios dentro do próprio Estado.

“O setor supermercadista, assim como a produção agrícola, tem grande capilaridade regional e será muito positiva esta aproximação que ganha mais força neste momento. O Governo do Estado está entusiasmado com o projeto e temos certeza de que agregará muito mais famílias em relação a este grupo inicial”, pontua o secretário.

A presidente da Epagri, Edilene Steinwandter, chama a atenção para os aspectos vantajosos, entre eles, qualificação à atividade do campo, geração de empregos e consequente fixação de famílias, disponibilização de produtos frescos e saudáveis aos consumidores.

“Acredito que a rede de trocas possa se organizar muito melhor em busca de eficiência diante desta campanha que busca ser facilitadora: o produtor terá ganho de novos conhecimentos com a capacitação de sua atividade e os mercados terão soluções de agro muito mais próximas, agilizando a questão logística tendo produtores mais perto de suas lojas. Enfim, é uma soma de razões para levar esta iniciativa ao sucesso”, afirma a presidente da Epagri.

Parceria reforçada

O presidente Acats, Paulo Cesar Lopes, ressalta que este apoio a produtores familiares já ocorre de forma espontânea por parte de várias empresas supermercadistas, principalmente as que têm lojas em regiões de forte demanda agrícola. “O que vai acontecer a partir desta parceria é que as possibilidades de conexões entre os produtores e os profissionais compradores das empresas será ampliada e poderá se dar o ano inteiro. A campanha vai atrair atenção de novos produtores que buscam mais varejos para as demandas de produção”, afirma o dirigente.

Ainda segundo Lopes, o consumidor catarinense será beneficiado com oferta de produtos locais ou regionais com aproveitamento pleno das safras de hortifrutigranjeiros.

Com informações Marcos Heise, assessoria de imprensa da Acats


Por Gisele Dias
Assessoria de imprensa 
Epagri

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