Polícia

Prefeito e secretários de Lages são presos na Operação Mensageiro

O grupo do Gaeco, esteve na prefeitura e na casa de agentes públicos do município

Prefeito e secretários de Lages são presos na Operação Mensageiro Foto: SCC10/Reprodução/Redes Sociais

 

Durante a execução da 2ª fase da operação “Mensageiro”, nesta quinta-feira (2), o prefeito de Lages, Antônio Ceron, e os secretários de Administração e Fazenda, Antônio Cesar Arruda, e de Serviço Público e Meio Ambiente, Eroni Delfes Rodrigues, foram presos preventivamente pelos agentes do Gaeco.

No início da manhã, a corporação teria ido até à prefeitura e em residências de servidores públicos no município. Segundo o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a segunda fase da operação ocorre para cumprir buscas que foram expedidas depois da análise de depoimentos das testemunhas, dos investigados e das provas coletadas da operação deflagrada em dezembro de 2022.

Ainda conforme o MP, o Gaeco está cumprindo quatro mandados de prisões preventivas e 14 mandados de busca e apreensão no Estado.  As novas ordens judiciais expedidas pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) estão sendo executadas em municípios do Sul e da Serra Catarinense.

 

Operação Mensageiro

A Operação foi deflagrada no início de dezembro de 2022 para apurar a suspeita de fraude em licitações, casos de corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro no setor de coleta de lixo em Santa Catarina. Na operação, 20 municípios estão sendo investigados, mas os mandados de busca, apreensão e prisão foram cumpridos em 30 cidades mais no Distrito Federal.

Segundo o MP, a operação contra fraudes na coleta de lixo ocorreu nos municípios: Joinville, Três Barras, Mafra, Brusque, Imbituba, Campo Alegre, Pien (PR), Lages, Pescaria Brava, Canoinhas, Laguna, Imaruí, Braço do Norte, Tubarão, Capirvari de Baixo, Agrolândia, Apiúna, Ibirama, Presidente Getúlio, Três Barras, Corupá, Itapoá, Barra Velha, Schroeder, Guaramirim, Papanduva, Balneário Barra do Sul, Major Vieira, Canoinhas e Bela Vista do Toldo.

A operação é comandada pelo GAECO (Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas) e pelo GEAC (Grupo Especial Anticorrupção) do Ministério Público de Santa Catarina.

A Rádio Clube de Lages entrou em contato com os advogados do prefeito de Lages, que estão se deslocando para Florianópolis. O assessor Paulo Marques informou a prefeitura vai se manifestar quando o procurador do município tiver acesso aos documentos. A reportagem também contatou o procurador, que afirmou que está tomando ciência dos fatos e fará uma nota ainda na tarde desta quinta.



Por Rádio Clube FM de Lages e SCC10

 

Outras Notícias