Polícia

Pivô da Lava Jato é preso em Santa Catarina

Youssef é acusado de não devolver dinheiro ilícito

Pivô da Lava Jato é preso em Santa Catarina Imagem Internet

 

A Polícia Federal prendeu, nesta segunda-feira (20), o doleiro Alberto Youssef. A determinação foi do juiz federal Eduardo Appio, que assumiu em fevereiro os processos da Lava Jato na 13ª Vara Federal de Curitiba, antigo posto do senador Sergio Moro (União Brasil-PR). Youssef foi preso em Itapoá, litoral de Santa Catarina.

Na decisão, o magistrado questiona o acordo feito com o então juiz Moro e afirma que a Receita Federal demonstra que o ex-doleiro não devolveu todos os valores que recebeu ilicitamente e leva vida “privilegiada”, além de ter deixado de informar à Justiça Federal seu endereço atualizado.

“Note se que no acordo de delação o ora investigado ficou obrigado a devolver apenas uma pequena parte de seu vasto patrimônio (devolver R$ 1.893,00), além de bens imóveis de difícil alienação. Ora, a própria Receita Federal denuncia que o investigado teria se apropriado de valores muito superiores aos valores acordados”, aponta o juiz.

O pedido de prisão preventiva determina que Youssef faça uma audiência de custódia com a Justiça Federal de Curitiba nesta terça-feira (20). O MPF pediu ainda a quebra do sigilo de dados telefônicos do ex-doleiro.

Postura de Youssef seria “incompatível” com liberdade provisória

Appio afirmou ainda que o investigado foi articulador de diversas organizações criminosas ao longo dos últimos 20 anos, “sendo certo que a sua multirreincidência revela sua incompatibilidade com o regime de liberdade provisória”.

“A Operação Lava Jato demonstrou, com juízo de total certeza, que Alberto Yousseff, além de multireincidente em crimes econômicos e de lavagem de dinheiro nos últimos vinte (20) anos, tornou se o personagem central da engrenagem que permitiu o desvio de muitos milhões dos cofres públicos e das estatais”, afirmou o magistrado.

Fonte: ND Mais 

 

Outras Notícias