Polícia

Grupo é condenado em Joinville por facilitar entrada de drogas e celulares em presídios de SC

Penas chegam a mais de 350 anos de prisão

Grupo é condenado em Joinville por facilitar entrada de drogas e celulares em presídios de SC Foto: Reprodução

 

Um grupo foi condenado, em Joinville, a mais de 350 anos de prisão por facilitar a entrada de drogas e celulares em presídios de Santa Catarina. Os processos tramitam em segredo de justiça na 2ª Vara Criminal da Comarca de Joinville.

O juiz Felippi Ambrósio julgou ações envolvendo 31 pessoas, entre advogados, agentes públicos e internos do sistema prisional. A operação foi batizada de "Sob Encomenda".

Nas sentenças, com mais de 500 páginas, os réus foram condenados a penas que variam entre 4 e 38 anos de prisão. As condenações devem ser cumpridas em regime fechado e semiaberto, a maioria sem direito a recorrer em liberdade. Somadas, ultrapassam os 350 anos de reclusão.

 

Investigação

A investigação iniciou em 2020 e revelou como funcionava a entrada de drogas e celulares nos presídios de Santa Catarina. Segundo o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC), há diálogos que provam a sintonia entre os acusados, inclusive advogados que atuavamo como canal de transmissão entre faccionados do sistema carcerário. Além de análises de documentos, comprovantes de pagamentos, depoimentos e interceptações telefônicas.

Em pouco mais de um ano da deflagração da operação, foram registradas 12 denúncias, que envolvem 49 pessoas. Sete processos já foram julgados e outros quatro tiveram a instrução concluída.

Os réus foram julgados em primeira instância pela prática dos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas, associação para o tráfico, corrupção ativa e passiva, associação criminosa e inserção de telefones celulares em estabelecimentos prisionais.

 

Por nd+

 

 

 

 

Outras Notícias