Geral

Temporal com granizo e vendaval causam estragos em cidades de SC

Foram registrados danos no Vale do Itajaí e na Grande Florianópolis.

Temporal com granizo e vendaval causam estragos em cidades de SC Chuva em Atalanta, no Vale do Itajaí — Foto: Defesa Civil/ Divulgação

 

O temporal que atingiu diversas regiões de Santa Catarina entre o fim da tarde e a noite de sexta-feira (14), causou estragos em residências, estabelecimentos comerciais e até mesmo estações de abastecimento de água e energia elétrica. Em algumas localidades, houve registro de granizo e fortes rajadas de vento. A Defesa Civil registrou ocorrências em cidades do Vale do Itajaí e da Grande Florianópolis. Ninguém ficou ferido.

O sistema elétrico foi bastante afetado, segundo as Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) foi registrado o pico de 27 mil unidades consumidoras sem energia na região de Blumenau. "Áreas mais afetadas foram Indaial e Brusque. Tivemos um defeito na subestação Timbó, que abastece a região, mas nossas equipes atuaram para solucionar todas as chamadas", informou. Na manhã deste sábado, as equipes trabalham para normalizar o serviço.

 

Chuva atingiu Timbó e comprometeu fornecimento de energia elétrica  — Foto: Celesc/ Divulgação

Chuva atingiu Timbó e comprometeu fornecimento de energia elétrica — Foto: Celesc/ Divulgação

 

Atalanta

O forte vento e granizo causaram estragos em Atalanta, no Vale do Itajaí. Conforme a Defesa Civil, as ocorrências foram registradas por volta das 19h30, sendo a maioria no Centro da cidade.

Casas e galpões foram destelhados, árvores caídas e muitos prejuízos por danos materiais. Não foram registradas vítimas ou ninguém ficou desabrigado.

Durante esta manhã, os trabalhos estão concentrados em restabelecer o fornecimento de energia elétrica e limpeza das vias.

 

Estragos no bairro Agronômica, em  Atalanta — Foto: Defesa Civil/ Divulgação

Estragos no bairro Agronômica, em Atalanta — Foto: Defesa Civil/ Divulgação

 

Estragos registrados no Centro de Atalanta — Foto: Defesa Civil/ Divulgação

Estragos registrados no Centro de Atalanta — Foto: Defesa Civil/ Divulgação

 

Jaraguá do Sul

O temporal também provocou quedas de árvores na Vila Lenzi, Madre Paulina e Nova Brasília, em Jaraguá do Sul. Segundo a Defesa Civil, houve destelhamento também no bairro Vila Lenzi e Chico de Paulo.

As ocorrências mobilizaram os bombeiros voluntários e órgãos de segurança pública.

 

Foram registradas quedas de árvores em Jaraguá do Sul — Foto: Defesa Civil/ Divulgação

Foram registradas quedas de árvores em Jaraguá do Sul — Foto: Defesa Civil/ Divulgação

 

Ainda de acordo com a Defesa Civil, uma árvore atingiu um prédio que provocou danos materiais no estabelecimento comercial que fica no bairro Chico de Paulo, na BR-280.

Algumas árvores atingiram a fiação da rede elétrica e chegaram a comprometer o abastecimento, que foi normalizado durante a noite.

De acordo com a Celesc, 347 unidades consumidoras estão sem o fornecimento de energia elétrica por ocorrências pontuais, que estão sendo atendidas neste sábado.

Nesta manhã, agentes da Defesa Civil trabalham na limpeza e retirada dos galhos das vias públicas.

 

Foram registrados destelhamentos de estabelecimentos comerciais em Jaraguá do Sul — Foto: Defesa Civil/ Divulgação

Foram registrados destelhamentos de estabelecimentos comerciais em Jaraguá do Sul — Foto: Defesa Civil/ Divulgação

 

Tijucas

O temporal também provocou prejuízos na rede elétrica da Itinga e comprometeu o sistema de captação e tratamento de água de Tijucas, na Grande Florianópolis. Com isso, o abastecimento de água ficou comprometido. Segundo a Celesc, o retorno da energia ocorreu às 7h15 deste sábado.

Além disso, houve o rompimento da tubulação que leva água da cachoeira para estação de tratamento, impossibilitando o abastecimento dos reservatórios. Desde a madrugada, a equipe do Samae está no local trabalhando nos reparos e a orientação é para que os moradores da cidade economizem no consumo.

 

Tempo

O site da Defesa Civil alerta para risco de pancadas isoladas de chuva com raios no Oeste nesta manhã. No decorrer do dia, nas demais regiões, a chuva está prevista entre a tarde e a noite, já que deve ocorrer a aproximação de uma nova frente fria.

 

Por G1SC

Outras Notícias