Geral

Onda de calor deve trazer temperatura mais alta do ano nesta sexta (9) em SC

Na quinta (8), foi registrada pela primeira vez no Brasil, geada em um mês de dezembro. Ocorrência foi na Serra catarinense

Onda de calor deve trazer temperatura mais alta do ano nesta sexta (9) em SC Não se descarta a possibilidade de que as máximas ultrapassem os 40?°C - Foto: Adriano Mendes/NDTV

 

O fim da semana será de temperaturas altas em todo o Estado. De acordo com Elen Pelissaro, meteorologista da Defesa Civil, as temperaturas seguem em elevação em Santa Catarina, podendo atingir, nesta sexta-feira (9), as temperaturas mais altas do ano.

A máximas deve atingir 31°C no Planalto Sul, variando de 34 a 38°C no Grande Oeste e de 30 a 35°C nas demais regiões de Santa Catarina.

A meteorologista Elen Pelissaro aponta que a sensação de maior calor deve ocorrer na região do Oeste e Extremo Oeste catarinense. Além disso, não se descarta a possibilidade de que as máximas ultrapassem os 40°C.

 

Como fica o tempo para o final de semana?

Uma frente fria se aproxima do Estado neste sábado (10) e ameniza um pouco as temperaturas. Essa frente fria deve permanecer até domingo (11), ocasionando pancadas de chuva acompanhadas de temporais isolados, iniciando pelo Grande Oeste do Estado na parte da tarde.

 

Tendências para os próximos dias:

O domingo (11) será de tempo instável, com previsão de pancadas de chuva acompanhadas de temporais isolados em Santa Catarina por conta do afastamento da frente fria no oceano combinada ao calor.

Na segunda-feira (12), a aproximação de uma nova frente fria combinada ao calor mantém o tempo instável no Estado, com pancadas de chuva e temporais entre a tarde e noite.

 

Por Redação ND Florianópolis

 

 

Primeira geada de dezembro é registrada na Serra Catarinense

O amanhecer desta quinta-feira (8) foi marcado por frio e baixas temperaturas na Serra Catarinense. No Vale do Caminhos da Neve, a cerca de 3 km do centro de São Joaquim, foi registrada a primeira geada em um mês de dezembro no Brasil. 

A estação oficial do município, a rede do Instituto Nacional de Meteorologia-INMET registrou a mínima de 2.°C. Os campos amanheceram cobertos por uma fina camada de gelo.

 

Mínimas registradas em SC na quinta (8):

  • 0.6°C Bom Jardim da Serra / PWS
    1.3°C São Joaquim / PWS
    2.7°C S. Joaquim Caminhos da Neve / INMET
    4.7°C Urubici / Epagri
    4.9°C Painel / PWS
    6.8°C Urupema / Epagri 

 

*Dados coletados em estações padronizadas (governo e particulares) por Ronaldo Coutinho e Piter Scheuer
 

Outras Notícias