Geral

INSS retoma perícias médicas em seis agências de SC

INSS retoma perícias médicas em seis agências de SC Foto: Diórgenes Pandini, Diário Catarinense

 

O INSS retomou as perícias médicas em seis agências de Santa Catarina nesta segunda-feira (21). As unidades de São José, Itapema, Itajaí, Brusque, Lages e Imbituba voltaram a contar com os peritos que fazem os atendimentos presenciais para concessão de benefícios como auxílio-doença.

Na unidade de São José, na Grande Florianópolis, a volta das perícias ocorreu sem filas e com distanciamento entre as poltronas no espaço interno da agência. O local contava com 36 perícias marcadas para esta segunda-feira.

Outras sete agências também estão autorizadas pelo INSS a retomarem as perícias presenciais, mas não contaram com o serviço nesta segunda. O motivo é a posição dos peritos médicos, que acreditam ainda não haver condições de segurança contra o novo coronavírus para os médicos e para os segurados da Previdência Social que precisam de atendimento.

Nas unidades de Biguaçu e Blumenau, há expectativa de que os peritos possam retornar ao trabalho nesta terça-feira (22). A previsão é de que o atendimento médico presencia possa ser reestabelecido ao longo da semana em outras cinco cidades: Campos Novos, Videira, Chapecó, Joinville (Centro) e Jaraguá do Sul.

Em outras agências do Estado, o INSS ainda faz vistorias nas agências para solicitar a autorização de retomada das perícias, de acordo com as novas normas de prevenção ao novo coronavírus. É o caso da agência de Florianópolis (Centro), que passará por vistoria na tarde desta segunda-feira. O mesmo ocorre nas unidades de Timbó e Rio do Sul, no Vale do Itajaí.

Em todo o Estado, o INSS tem 36 unidades com atendimento presencial para quatro atendimentos específicos agendados: justificação administrativa, cumprimento de exigência, reabilitação profissional e avaliação social. Um total de 34 unidades já haviam sido liberadas na última semana e, nesta segunda, as agências de Tubarão e Criciúma também reabriram as portas. As perícias, no entanto, por ora só foram retomadas nessa segunda-feira, nessas seis agências.

Para marcar hora, o segurado deve acessar o site Meu INSS e aplicativo ou ligar no 135. (Colaborou Bárbara Barbosa, da NSC TV)

 

Por Jean Laurindo

DC / NSC Total

Outras Notícias