Trânsito

Deputado de SC propõe liberação de CNH para adolescentes

Deputado de SC propõe liberação de CNH para adolescentes CNH para maiores de 16 anos é a proposta de deputado de SC (Foto: Julio Cavalheiro /Secom)

 

Um projeto protocolado na Câmara dos Deputados, em Brasília, propõe que maiores de 16 anos tenham direito a dirigir carros e motos. O texto é de autoria do deputado federal de Santa Catarina, Darci de Mattos (PSD). Ele sugere a alteração no Código Brasileiro de Trânsito (CBT), que atualmente permite essa condição aos maiores de 18 anos.

O texto do parlamentar limita a liberação somente aos automóveis e motocicletas, sem incluir os demais tipos de veículos. Segundo o projeto, a Carteira Nacional de Habilitação será concedida para os jovens entre 16 e 18 anos em caráter provisório e a permissão definitiva só será concedida após os 18 anos se não tiverem cometido nenhuma infração considerada grave ou gravíssima e não forem reincidentes nas infrações médias.

O deputado também alega um exemplo americano para fazer a proposta no Brasil. De acordo com ele, nos Estados Unidades a permissão para maiores de 16 anos já existe.

Por Ânderson Silva

NSC Total

Outras Notícias