Saúde

Sancionada lei que dispensa aval do parceiro para realização de laqueadura e vasectomia

A nova lei também diminui de 25 para 21 anos a idade mínima para a realização de laqueadura ou vasectomia

Sancionada lei que dispensa aval do parceiro para realização de laqueadura e vasectomia Foto: Reprodução

 

O Presidente Jair Bolsonaro sancionou o projeto de lei que dispensa a permissão do cônjuge para a realização de esterilização voluntária (laqueadura, para mulheres, e vasectomia para homens).

A decisão foi publicada sem vetos na edição desta segunda-feira (5) do Diário Oficial da União (DOU). A proposta foi aprovada pela Câmara dos Deputados em março e pelo Senado Federal em agosto.

Um trecho de uma lei de 1996 estabelecia que homens e mulheres casados precisavam de autorização do parceiro para se submeter a esses procedimentos. A nova legislação revoga essa parte.

A nova lei também diminui de 25 para 21 anos a idade mínima para a realização de laqueadura ou vasectomia. Homens e mulheres seguem autorizados a fazer a esterilização em qualquer idade se tiverem, pelo menos, dois filhos vivos.

Outra mudança prevista no texto é a possibilidade de que a cirurgia de laqueadura seja feita durante o período do parto, que até aqui era proibida. A partir de agora, caso deseje, a mulher poder fazer o pedido para realizar a laqueadura com pelo menos 60 dias de antecedência em relação ao parto e devem ser observadas as "devidas condições médicas".

 

Fonte: Agência Brasil 

 

Outras Notícias