Saúde

97,2% das vagas para o Mais Médicos estão preenchidas, diz Ministério da Saúde

97,2% das vagas para o Mais Médicos estão preenchidas, diz Ministério da Saúde Médicos podem se apresentar até 14 de dezembro (Foto: André Ávila / Agencia RBS)

 

Balanço atualizado do Ministério da Saúde aponta que 97,2% das vagas do novo edital do programa Mais Médicos já foram preenchidas. Até às 12h desta segunda-feira, dia 26, são 30.734 inscritos com registro CRM no Brasil. Desse total, 21.407 foram efetivadas e 8.278 profissionais já estão alocados no município para atuação imediata. Na apresentação ao município, que vai até 14 de dezembro, o médico deve entregar todos os documentos exigidos no edital. Até o momento, 223 médicos já se apresentaram nas unidades básicas de saúde.

— Com a alta procura e a apresentação imediata do médico ao município, a expectativa é de suprir a ausência do médico cubano com o médico com CRM o mais rápido possível — afirmou o ministro da Saúde, Gilberto Occhi.

A inscrição vai até 7 de dezembro pelo site. No momento da abertura das inscrições para o novo edital, o Sistema do Mais Médicos recebeu mais de 1 milhão de acessos simultâneos. 

Neste edital do Mais Médicos são ofertadas 8.517 vagas para atuação em 2.824 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), que antes eram ocupadas por médicos da cooperação com Cuba. Em SC,  são 246 vagas para municípios e 12 para Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI). As vagas estão distribuídas por 144 municípios de SC.

 

Inscrições prorrogadas

O Ministério da Saúde prorrogou para o dia 7 de dezembro o prazo de inscrição de profissionais brasileiros e estrangeiros com registro no Brasil que queiram participar da nova seleção do Programa Mais Médicos.

Segundo a pasta, a medida foi tomada devido à instabilidade no site do programa causada por ataques cibernéticos, que foram identificadas desde o primeiro dia de inscrição. O prazo para as inscrições terminaria no próximo domingo (25). 

 

Por Diário Catarinense

Outras Notícias