Política

Nova data das eleições municipais será decidida em junho, segundo ministro Barroso

Presidente do TSE disse que em junho Justiça Eleitoral e Congresso deverão bater o martelo sobre as novas datas.

Nova data das eleições municipais será decidida em junho, segundo ministro Barroso Pleito deve ser alterado em função do coronavírus (Foto: Cristiano Estrela / Arquivo NSC)

As eleições municipais 2020 deverão ter as datas alteradas em função do coronavírus. A afirmação é do ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que irá comandar o pleito este ano. 

A data deve ser remarcada por decisão do Congresso Nacional, por causa da pandemia de Covid-19. Barroso, que é também um dos onze ministros Supremo Tribunal Federal (STF), falou sobre o pleito municipal em entrevista à Agência Brasil.

Segundo ele, a possibilidade de adiamento das eleições é real. "Eu penso que ao longo do mês de junho a Justiça Eleitoral e o Congresso Nacional, numa interlocução construtiva, deverão bater o martelo acerca de novas datas se sepultarmos que isso seja indispensável, embora seja propósito dos ministros do TSE e dos presidentes da Câmara e do Senado não remarcar para nenhuma data além deste ano".

O ministro também falou sobre as fake news, abuso de poder econômico e outras ações, que poderão anular a participação de algumas chapas, ou candidatos, no pleito deste ano. Barroso disse que há diversos precedentes, e que as fake news foram um fenômeno nas últimas eleições. 

"O mundo inteiro está estudando maneiras de enfrentar esse problema. As eleições americanas tiveram esse problema. O plebiscito sobre Brexit teve esse problema. As eleições na Índia enfrentaram esse problema. De modo que as fake news estão sendo objeto de equacionamento pela legislação e pelo Poder Judiciário de diferentes países".

* Com informações da Agência Brasil

 

Por Lariane Cagnini

DC / NSC Total

Outras Notícias