Política

Lula assume a presidência do Brasil

A posse foi neste domingo (1). O presidente recebeu a faixa de cidadãos que representam a diversidade do povo brasileiro.

Lula assume a presidência do Brasil ED ALVES/CB/D.A.Press

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou à Catedral Metropolitana de Brasília pouco antes das 14h30 deste domingo (1º). A Catedral é o "ponto de partida" para a solenidade da posse.

Às 14h30, o Rolls-Royce presidencial começou pontualmente o trajeto pela Esplanada dos Ministérios. Estavam no carro, em pé e acenando para os apoiadores:

 

  • o presidente Lula;
  • a primeira-dama, Janja da Silva;
  • o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB);
  • a segunda-dama, Lu Alckmin.

 

O trajeto terminou no Congresso Nacional, onde Lula e o vice Geraldo Alckmin foram oficialmente empossados. A posse aconteceu às 16h.

Em seu discurso de posse neste domingo (1º), no Congresso Nacional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva listou uma série de prioridades e promessas para seu governo.

Lula também defendeu "democracia para sempre", disse que não tem sentimento revanchista, mas que responsabilidades sobre condutas irregulares na pandemia deverão ser apuradas.

 

Entre as promessas estão:

 

  • discutir uma nova legislação trabalhista
  • zerar filas no INSS
  • revogar os decretos sobre armas do ex-presidente Jair Bolsonaro
  • encerrar o teto de gastos

 

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), subiu a rampa do Palácio do Planalto horas depois de ser empossado no Congresso Nacional, neste domingo (1º), e recebeu a faixa presidencial de um grupo de pessoas que representam a "diversidadade do povo brasileiro", segundo a equipe do petista.

Oito pessoas participaram do ato. Entre elas, havia um menino negro, um idoso, um homem com deficiência e uma mulher negra. Além disso, o líder indígena cacique Raoni Metuktire acompanhou Lula. Quem colocou a faixa no presidente foi uma catadora de lixo chamada Aline Sousa.

A faixa é tradicionalmente entregue pelo presidente que deixa o cargo. No entanto, neste ano, Jair Bolsonaro (PL) não participou do ato. Ele deixou o Brasil na sexta-feira (30), um dia antes de terminar o mandato na Presidência da República.

Lula chegou ao Planalto acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva, e da cadela do casal, Resistência. É a terceira vez na história que o petista assume a Presidência da República. O mandato dele começa neste domingo e vai durar até 5 de janeiro de 2027.

 

4 dias a mais

 

mandato presidencial de Lula terá quatro dias a mais por causa de uma reforma eleitoral promulgada pelo Congresso Nacional em 2021 que definiu que, a partir de 2027, a posse presidencial será em 5 de janeiro.

 

Por G1 e R7

Outras Notícias