Política

Governador do Rio Grande do Sul assume homossexualidade

O anúncio foi feito em entrevista ao programa Conversa com Bial, da TV Globo.

Governador do Rio Grande do Sul assume homossexualidade

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), de 36 anos, declarou publicamente pela primeira vez que é homossexual.

“Eu sou gay, eu sou gay e sou um governador gay. Não sou um gay governador, tanto quanto Obama nos EUA não foi um negro presidente. Foi um presidente negro. E tenho orgulho disso. Não trouxe esse assunto, mas nunca neguei ser quem eu sou. Nunca criei um personagem”

Ele vem sendo alvo de críticas nas redes sociais e decidiu encerrar as especulações. "Como ser humano que sou, também tive as minhas inseguranças, os meus questionamentos, mas foi um processo, para mim, de aceitação, de entendimento, afinal também fui criado dentro de uma cultura que tentou dizer para mim e para todas as pessoas que isso era errado", disse.

"Passado esse processo e uma vez que eu tinha entendido isso para mim, na política, eu nunca criei um personagem. Nunca disse as outras pessoas que não era gay. Eu simplesmente não falava sobre assunto. A minha orientação sexual toca na minha vida e a política é como eu posso tocar na vida dos outros. O que eu posso transformar as pessoas é com a minha capacidade como gestor e não por ser ou não gay", completou.

Pedro Bial classificou o momento como histórico. "Tenho 40 anos de jornalismo e um fato desse podia há 20 anos acabar com a carreira de um político. Olha como o mundo mudou, que bom que o mundo mudou.".

Nas redes sociais, a conta oficial do PSDB postou o trecho da entrevista e parabenizou o político pela iniciativa de assumir a sua orientação. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), se manifestou sobre o assunto: "admiração e respeito ao meu amigo Eduardo Leite".

O senador Fabiano Contarato (Rede-ES), que também é assumidamente gay, disse em mensagem enviada ao governador. "Parabenizo ao governador Eduardo Leite pela bravura! Sei a dor que é a prisão do armário, sobretudo num ambiente conservador como a Política, e cada um deve descobrir seu momento certo para esse gesto. Seja feliz e siga seu ótimo trabalho: a vida será mais leve!".

Outras Notícias