Política

Eleições 2018: TSE lança aplicativo para receber denúncias em período eleitoral

Eleições 2018: TSE lança aplicativo para receber denúncias em período eleitoral Foto: Jefferson Botega / Agencia RBS

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou nesta quinta-feira (23) um aplicativo destinado a receber denúncias de infrações cometidas por políticos durante o período eleitoral. O programa, chamado Pardal, está disponível para dispositivos móveis com os sistemas Android e iOS.

De acordo com o TSE, o objetivo é colocar os cidadãos como fiscais do processo eleitoral. Com o aplicativo, a Justiça Eleitoral espera receber denúncias referentes à propaganda eleitoral, compra de votos, uso da máquina pública, crimes eleitorais e doações e gastos eleitorais.

Para encaminhar as denúncias, os usuários devem informar o CPF, além de documentos, fotos ou vídeos que comprovem as irregularidades. A Justiça Eleitoral se compromete a manter o sigilo das informações dos denunciantes.

Quem não possui um aparelho com os sistemas Android ou iOS também pode denunciar, com a versão web do aplicativo, acessível por qualquer navegador de internet. 

Irregularidades de presidenciáveis

O TSE, porém, faz algumas ressalvas quanto ao uso do Pardal. Uma delas é que o aplicativo não pode ser usado para informar irregularidades nas campanhas presidenciais. 

Da mesma forma, também não é possível enviar denúncias referentes a problemas em campanhas de rádio e TV, independente do cargo. Nessas situações, os eleitores devem buscar a Justiça Eleitoral pelos meios tradicionais.

O Pardal pode ser adquirido tanto no Google Play, quanto na App Store.

 

Por Diário Catarinense

Outras Notícias