Política

ELEIÇÕES 2018 - Confira tudo o que você precisa saber para votar neste domingo

ELEIÇÕES 2018  - Confira tudo o que você precisa saber para votar neste domingo Foto: Felipe Carneiro

 

Neste domingo (7) eleitores de todo o Brasil vão às urnas para escolher deputados, senadores, governador e presidente. 

Horário de votação

A votação começa às 8h e termina às 17h. A recomendação é o eleitor compareça com antecedência para evitar filas. Caso o eleitor chegue a seção até as 17h e tenha fila, a Justiça Eleitoral vai disponibilizar senhas para que todos que chegarem até esse horário possam votar.

Ordem de votação

Deputado Federal – 4 dígitos

Deputado Estadual – 5 dígitos

2 Senadores – 3 dígitos cada

Governador – 2 dígitos

Presidente – 2 dígitos

Documento para votar

O e-Título é uma via digital do título de eleitor. Ele tem o endereço de votação do cidadão, dados cadastrais do eleitor e informações sobre a situação eleitoral. No caso dos eleitores que já fizeram o recadastramento biométrico e têm foto na base de dados da Justiça Eleitoral, o documento digital poderá ser utilizado para a identificação na hora de votar. Caso o eleitor não tenha o cadastramento biométrico, é preciso levar também um documento oficial com foto. O uso do aplicativo dispensa a apresentação do documento em papel.

Leve uma cola

Na hora da votação é recomendável que o eleitor leve uma cola eleitoral com o número dos candidatos. Para consultar os candidatos que estão concorrendo às eleições, basta acessar o Sistema de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais.

Lei seca

Nesta eleição não será proibido o consumo e a venda de bebidas alcoólicas.

O que pode ou não

- É proibido usar aparelho de telefonia celular, máquinas fotográficas e filmadoras dentro da cabine de votação.

- É vedada a propaganda de boca de urna em lugares públicos.

- Fica permitida a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por partido político, coligação ou candidato.

Justificativa no dia da eleição

O eleitor que estiver fora do seu município no dia da votação pode comparecer a qualquer seção eleitoral, das 8h às 17h, para preencher o formulário e justificar a ausência.

Voto branco e nulo

Votos brancos e nulos não têm o poder de anular uma eleição. Ambos os votos, nulo e branco, não são votos válidos. O único reflexo que esses votos podem trazer é a diminuição da quantidade de votos que um candidato precisa para ser eleito, pois só os votos válidos serão computados. Dessa forma, o candidato que obteve o maior número de votos válidos será o vencedor, independente do turno.

Disque-Eleitor

Em caso de dúvidas, o eleitor poderá ligar para o Disque-Eleitor do TRE-SC, no número 0800-647-3888. A ligação é gratuita. No domingo da eleição, o Disque-Eleitor irá funcionar das 7h às 19h.

 

Por Jornal de Santa Catarina 

Outras Notícias