Política

Bolsonaro é diplomado como presidente eleito e promete "governar para todos"

Bolsonaro é diplomado como presidente eleito e promete Bolsonaro recebeu o diploma das mãos da presidente do TSE, Rosa Weber (Foto: Evaristo Sá / AFP)

 

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, foi diplomado por volta das 16h30min desta segunda-feira (10), em solenidade no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), assim como o vice Antonio Hamilton Mourão. A diplomação é o ato formal de confirmação de que os candidatos cumpriram todos os requisitos para exercer o mandato e poderão tomar posse.

Os diplomas são assinados pela presidente do TSE, ministra Rosa Weber. No documento constam nome do candidato, o partido ou a coligação pela qual concorreu e o cargo para o qual foi eleito.

— As eleições de outubro revelaram uma realidade distinta das práticas do passado. O poder popular não precisa mais de intermediação. As novas tecnologias permitiram uma eleição direta entre o eleitor e seus representantes. Esse novo ambiente, a crença na liberdade, é a melhor garantia dos ideais que balizam a nossa Constituição — afirmou.

"Governar para todos"

No discurso, Bolsonaro prometeu governar para todos, sem distinção de raça, cor, renda, religião e sexo. Bolsonaro pediu a confiança daqueles que não votaram nele. Também afirmou que o voto é um "compromisso inquebrantável". Segundo ele, a construção de uma nação mais justa depende da "ruptura de práticas que retardaram o progresso no país", como mentiras e manipulação.

— A partir de 1º de janeiro, serei o presidente dos 210 milhões de brasileiros. Governarei em benefício de todos sem distinção de origem social, raça, sexo, cor, idade ou religião — afirmou o presidente eleito durante a cerimônia de diplomação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

"Eleições livres e justas"

Brazilian President-elect Jair Bolsonaro displays a diploma that certifies he can take office as president, next to Electoral Supreme Court (TSE) president Justice Rosa Weber during a ceremony at the TSE in Brasilia, on December 10, 2018. - Bolsonaro takes office on January 1, 2019. (Photo by EVARISTO SA / AFP)

Bolsonaro recebeu o diploma das mãos da presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Rosa Weber

 

Na abertura do discurso, Bolsonaro agradeceu a Deus por "estar vivo", em referência ao atentado que sofreu durante a campanha. O presidente eleito disse que a diplomação representa o reconhecimento da decisão do eleitorado brasileiro, em "eleições livres e justas, e agradeceu o trabalho da Justiça Eleitoral, o apoio da família e os 57 milhões de votos. 

— Eu me dedicarei dia e noite a um objetivo que nos une: a construção de um Brasil justo e que ocupe o lugar que lhe cabe no mundo — afirmou

Democracia

O presidente eleito afirmou que o Brasil deu um exemplo de respeito à democracia nas eleições de outubro:

— Em um momento de profundas incertezas, somos um exemplo que a transformação pelo voto popular é possível. Este processo é possível. O nosso compromisso com o voto popular é inquebrantável. Os desejos de mudanças foram expressos nas eleições.

Bolsonaro disse ainda que só com rupturas de algumas práticas haverá avanços.

— A construção de uma nação mais justa e desenvolvida requer uma ruptura com práticas que retardaram o nosso progresso. Não mais violência, não mais as mentiras, não mais manipulação ideológica, não mais submissão de nosso destino — declarou

Bolsonaro agradeceu o apoio da família, citou a mulher Michelle, os cinco filhos e a mãe Olinda, de 91 anos. Ao mencionar o nome da caçula, Laura, 8 anos, acenou para a menina que estava sentada na plateia.

 

A cerimônia

Brazilian Vice-President-elect Hamilton Mourao displays a diploma that certifies he can take office as vice-president, next to Electoral Supreme Court (TSE) president Justice Rosa Weber, during a ceremony at the TSE in Brasilia, on December 10, 2018. - Bolsonaro and his government take office on January 1, 2019. (Photo by EVARISTO SA / AFP)

Rosa Weber também entregou o diploma ao vice-presidente eleito, Antônio Hamilton Martins Mourão

 

Bolsonaro e Mourão foram levados à sessão pelos ministros do TSE Luís Roberto Barroso e Tarcísio Vieira de Carvalho Neto. Foram saudados com aplausos pelos presentes. Em seguida, a Banda dos Fuzileiros Navais executou o Hino Nacional. Bolsonaro acompanhou o Hino com a mão no peito.  

— O poder popular não necessita mais de intermediação. As novas tecnologias permitiram interação direta entre o eleitor e os seus representantes — afirmou Bolsonaro em seu discurso.

A presidente da corte eleitoral, Rosa Weber, lembrou durante a sua fala do Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado neste 10 de dezembro. Ela afirmou que todos os governantes devem obedecer à Constituição e preservar os direitos das minorias.

O TSE enviou cerca de 700 convites para a solenidade. Entre os presentes, o ministro Luiz Fux, representando o Supremo Tribunal Federal, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) , o presidente do Senado, Renan Calheiros (MDB-AL), a procuradora-geral eleitoral, Raquel Dodge, e o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Carlos Lamachia.

 

Por Agência Brasil

Diário Catarinense

Outras Notícias