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Prorrogado até 21 de agosto o atendimento remoto no INSS

Agências devem começar a atender presencialmente só no dia 24 de agosto e com hora marcada.

Prorrogado até 21 de agosto o atendimento remoto no INSS Atendimento remoto é prorrogado no INSS – Foto: Willian Ricardo/ND

 

O atendimento exclusivo por meio de canais remotos no INSS  (Instituto Nacional do Seguro Social)  será prorrogado até o dia 21 de agosto e o mesmo continuará sendo realizado após a reabertura das agências. A decisão foi publicada na quarta-feira (29) em uma Portaria Conjunta entre a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia e o INSS.

Ainda de acordo com a publicação, o atendimento presencial nas agências da Previdência Social deve ser retomado somente no dia 24 de agosto. E vão ser feitos com hora marcada.

Em um primeiro momento, o tempo de funcionamento das agências será parcial, com seis horas contínuas, e o atendimento será exclusivo aos segurados e beneficiários com prévio agendamento pelos canais remotos (Meu INSS e Central 135).

Também vão ser retomados os serviços que não possam ser realizados por meio dos canais de atendimento remotos como, perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa, reabilitação profissional, justificação judicial e atendimento relacionado ao monitoramento operacional de benefícios.

Reabertura gradual

Cada unidade deverá avaliar o perfil do quadro de servidores e contratados, o volume de atendimentos realizados, a organização do espaço físico, as medidas de limpeza e os equipamentos de proteção individual e coletiva. Por isso, a reabertura será gradual e segura nas 1.525 agências no País.

As unidades que não reunirem as condições necessárias para atender o cidadão de forma segura continuarão em regime de plantão reduzido. O INSS irá disponibilizar um painel eletrônico contendo informações sobre o funcionamento das agências, os serviços oferecidos e o horário de funcionamento.

Todas as medidas tomadas para garantir o direito dos cidadãos durante a pandemia da Covid-19, incluindo a simplificação dos procedimentos, a dispensa de exigências e a oferta de serviços por meio de canais remotos, vão continuar valendo mesmo após a retomada do atendimento presencial.

 

Redação ND, Florianópolis 

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