Lula é denunciado pela Lava-Jato por lavagem de dinheiro em negócio na Guiné Equatorial

Lula é denunciado pela Lava-Jato por lavagem de dinheiro em negócio na Guiné Equatorial

Foto: Miguel SCHINCARIOL / AFP PHOTO

 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi denunciado pela Operação Lava-Jato em São Paulo por lavagem de dinheiro. De acordo com a acusação, ele é suspeito de intermediar negócios de uma empresa brasileira na Guiné Equatorial, pelos quais teria recebido pagamento de R$ 1 milhão, disfarçado de doação para o Instituto Lula. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

Os fatos investigados teriam ocorrido entre setembro de 2011 e junho de 2012, quando o petista já não era mais presidente. O documento levado à Justiça Federal aponta que, "usufruindo de seu prestígio internacional, Lula influiu em decisões do presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang, que resultaram na ampliação dos negócios do grupo brasileiro ARG no país africano". 

Segundo a Procuradoria da República, em troca, o ex-presidente teria recebido a quantia de R$ 1 milhão. Além de Lula, o Ministério Público Federal denunciou o controlador do grupo ARG, Rodolf Giannetti Geo, pelos crimes de tráfico de influência em transação comercial internacional e lavagem de dinheiro. Como Lula já tem mais de 70 anos, o crime de tráfico de influência prescreveu para ele, mas não para o empresário.

 

Por GaúchaZH

Diário Catarinense

Outras Notícias

PUBLICIDADE