Geral

Força Aérea Brasileira assume busca por aeronave, da Academia da FAB, que desapareceu em SC

Mobilização teve início no fim da tarde desta sexta (4), logo depois que torre perdeu contato com tripulantes

Força Aérea Brasileira assume busca por aeronave, da Academia da FAB, que desapareceu em SC Modelo da aeronave que despareceu – Foto: FAB/Divulgação

 

Seguem, exclusivamente pelo ar, as buscas pela aeronave T-25 Universal da AFA  (Academia da Força Aérea) que desapareceu, nesta sexta-feira (4), na região da Grande Florianópolis. Dois militares estavam a bordo da aeronave realizando treinamento.

As buscas foram mantidas durante a noite de sexta e continuam ao longo do dia com os meios aéreos da Força Aérea Brasileira (FAB).

O Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico de Curitiba coordena as operações de busca. Uma aeronave SC-105 Amazonas e helicópteros H-36 Caracal e H-60 Black Hawk da FAB atuam na região.

O tenente-coronel do CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina), Diogo Bahia Losso, informou, na manhã deste sábado (5), que as buscas a partir deste sábado passam a ser realizadas exclusivamente pela Força Aérea Brasileira. Antes, estava contando com apoio dos bombeiros em buscas por terra.

 

O caso

A FAB perdeu contato com a aeronave na tarde de sexta-feira (4).  As equipes dos bombeiros foram acionadas por volta das 16h40. A última localização da aeronave foi entre a região de Canelinha e Tijucas.

O major Eduardo, do 31º batalhão de polícia de Itapema, informou que ainda não há confirmação do que ocorreu. “Apenas que ele [o avião] sumiu do radar. A coordenada bate próximo da cachoeira do Amâncio, entre Canelinhas e Biguaçu, mas nenhuma comprovação ainda”, disse.

A aeronave desaparecida é uma T-25 Universal da Academia da Força Aérea, usada em treinamentos pela FAB.

Era um voo de duas aeronaves. Uma já havia pousado em Florianópolis e a outra ainda não havia pousado.

Todos os recursos de busca e salvamento já foram acionados.

 

A FAB emitiu nota falando sobre o caso

“A FAB (Força Aérea Brasileira) informa que, nesta sexta-feira (04/11), uma aeronave T-25 Universal da Academia da Força Aérea (AFA) desapareceu na região da Grande Florianópolis (SC). Os dois militares a bordo realizavam um voo de treinamento.

O Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico de Curitiba coordena as operações de busca. Uma aeronave C-105 Amazonas e um helicóptero H-36 Caracal da FAB foram acionados para realizar buscas e estão em deslocamento para a região. Um helicóptero do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina já atua para localizar a aeronave.”

 

Por nd+

 

Outras Notícias